Gestores públicos e secretários municipais integrantes do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura estão reunidos em Salvador até amanhã (17) debatendo as prioridades para o desenvolvimento dos seus territórios a partir da cultura. O encontro acontece na sede do Conselho de Cultura, no Passeio Público, sob a coordenação geral do secretário de Vitória da Conquista, Gidelson Felício.

“Estamos trabalhando na sensibilização dos prefeitos e autoridades para a criação de secretarias municipais de cultura”, explica Felício, na expectativa que os participantes aprovem o regulamento do Fórum e apresentem um levantamento inicial sobre a situação e a organização da cultura em cada território, identificando as ações necessárias para o fortalecimento da identidade cultural das comunidades.

Paralelo ao encontro, acontecerá, amanhã, uma reunião dos coordenadores do Fórum com os representantes dos territórios e os mobilizadores culturais, profissionais selecionados pela Secretaria de Cultura da Bahia para atuar na mobilização direta em torno da II Conferência Estadual de Cultura.

A superintendente de Cultura da Bahia, Ângela Andrade, afirma que a reunião também será “um passo importante para a preparação dos encontros territoriais e da II Conferência Estadual de Cultura”. Outra iniciativa em discussão é a mobilização voltada à assinatura dos protocolos de intenção, que servirão como instrumento de orientação e compromisso para a implantação do Sistema Estadual de Cultura em âmbito municipal.

Planejamento

O Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia, foi constituído durante o I Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, que reuniu secretários municipais e gestores públicos de 139 municípios baianos em Salvador, de 6 a 8 de maio deste ano. Trata-se de um espaço de comunicação permanente para o planejamento, formulação e execução de políticas públicas para a cultura.

Além do prefeito Gildelson Felício, participam do Fórum, Ricardo Bitencourt, de Senhor do Bonfim (vice-coordenador), Cláudio Bonett, de Santa Cruz de Cabrália (secretário), Júlio César Oliveira, de Valença (Articulação e Integração), Weldon Bitencourt, de Boa Vista do Tupim (Política Sócio-Cultural), Marcelo Batista de Souza de Camacã (Produção Cultural), Fátima Fróes,de Salvador, e Pitágoras Luna, de Seabra (Patrimônio Artístico e Arqueológico).