Três mil jovens de cerca de 50 escolas estão participando das Olimpíadas Estudantis de Feira de Santana, abertas quinta-feira (2). As competições continuam até 28 de agosto com 20 modalidades como atletismo, boxe, ciclismo, basquete e ginástica rítmica.
As provas são realizadas no Ginásio de Esporte do Feira Tênis Clube, na pista municipal de bicicross, na Fazenda do Menor, no Serviço Social da Indústria (Sesi), na Escola Castro Alves, entre outros espaços da cidade. A abertura oficial aconteceu no Ginásio de Esportes do município e o cerimonial da Tocha Olímpica no 35º Batalhão de Infantaria.
Os jogos existem há cerca de 20 anos, mas ficaram suspensos por um período. Foram retomados a partir de 2001 e passaram a acontecer anualmente. As olimpíadas são promovidas pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana com o apoio do Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta).
O coordenador de Esportes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Weslen Moreira, ressalta a importância dos jogos no contexto escolar. “As Olimpíadas Estudantis de Feira de Santana se tornaram referência para o esporte educacional baiano, tanto pela sua grandeza quanto pela representatividade do município”, disse.