O mau tempo não conseguiu tirar o brilho da chegada dos participantes do XV Rally Internacional dos Sertões hoje (17) ao Farol da Barra, em Salvador. A recepção teve direito a baianas em trajes típicos, batucada do Olodum, que animou o público a bordo de um trio elétrico, e a uma visita do governador Jaques Wagner, que cumprimentou os vencedores na rampa da vitória. Essa foi a primeira vez que a capital baiana foi incluída no percurso da competição, que passou pelos municípios baianos de Barra, Lençóis e Senhor do Bonfim.

A chegada dos carros, caminhões, motos e quadriciclos empolgou o público presente, que acompanhou de perto os resultados da classificação final. Na categoria carro, a dupla de Curitiba Maurício Neves e Clécio Maestrelli confirmou o favoritismo e conquistou o primeiro lugar, seguida de perto, com apenas 20 minutos e 31 segundos de diferença, por João Antônio Franciosi (representante da Bahia na disputa) e Eduardo Bampi.

Já Ubiratan Francisco Franciosi, irmão de João Antônio e também representante do estado, caiu uma posição na etapa de hoje e terminou a prova em 16º lugar, juntamente com o seu navegador Flávio Marinho. Gaúchos de nascença, os irmãos Franciosi moram na cidade de Luis Eduardo Magalhães há 21 anos e se consideram baianos de coração.

O piloto paulista José Hélio Gonçalves Rodrigues Filho também se manteve na primeira posição e foi o vencedor na categoria moto. “Sensacional! Queria agradecer a todos que torceram por mim. Muito bom chegar a Salvador, ainda mais em primeiro lugar”, disse ele. Logo depois de José Hélio, com uma desvantagem de 16 minutos e 37 segundos, ficou o francês Cyril Despres, que já venceu o Rally Paris-Dakar duas vezes. Entre os quadriciclistas, o primeiro lugar ficou com o brasileiro Maurício Costa Ramos, enquanto o trio de brasileiros Edu Piano, Sólon Mendes da Fonseca Júnior e Davi venceu na categoria caminhão.

Cumprimentado pelo organizador da corrida, Marcos Moraes, presidente da empresa Dunas Race, que promove o Rally, o governador Jaques Wagner afirmou estar feliz com o balanço final positivo da competição. “Tenho certeza de que quem esteve nas cidades baianas por onde o Rally passou vai querer voltar. Ou seja, a Bahia foi divulgada neste evento, que é tão conhecido no Brasil e no mundo. E é com muita alegria que o nosso estado está aqui agora de braços abertos para receber os participantes”, falou o governador, salientando ainda o importante papel desempenhado pela Secretaria do Turismo na realização do evento.

Na recepção aos corredores, a primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e o secretário municipal do Esporte, Acelino Freitas, o Popó, também estavam presentes. Amanhã (18), os organizadores do evento vão conceder uma entrevista coletiva às 11h no Bahia Othon Palace Hotel, (Ondina). Já a festa de premiação dos vitoriosos do XV Rally Internacional dos Sertões, a maior prova off-road das Américas, será às 20h, na casa de shows Cais Dourado (Comércio).