Uma boa notícia para os baianos que estão de olho na classificação geral do XV Rally Internacional dos Sertões. O representante da Bahia, o piloto João Antônio Franciosi, que é gaúcho, mas mora há 21 anos na cidade de Luís Eduardo Magalhães, subiu do 3º para o 2º lugar na categoria carro. No trecho entre as cidades de Senhor do Bonfim e Aracaju, onde a corrida chegou hoje (16), ele e seu navegador Eduardo Bampi ultrapassaram a dupla paulista Reinaldo Varela e Marcos Macedo e estão agora 29 minutos e 15 segundos atrás do primeiro lugar – posição mantida pelos curitibanos Maurício Neves e Clécio Maestrelli. Até o encerramento da prova, Franciosi promete brigar pela vitória.

O irmão de João Antônio, Ubiratan Francisco Franciosi, também tem motivos pra comemorar. Na etapa de hoje, ele subiu três posições e passou do 18º para o 15º lugar. Já na categoria moto, não houve alteração. O paulista José Hélio Gonçalves Rodrigues Filho continua em primeiro lugar, seguido de perto pelo francês Cyril Despres.

Os vencedores serão conhecidos amanhã (17), quando a disputa será encerrada em Salvador e os participantes serão recebidos com festa no Farol da Barra. A chegada dos primeiros colocados está prevista para às 14h. Logo após, às 17h, o governador Jaques Wagner fará uma visita ao local para congratular os competidores. No sábado, os organizadores do evento vão conceder uma entrevista coletiva às 11h no Bahia Othon Palace Hotel e a festa de premiação dos vitoriosos será às 20h, na casa de shows Cais Dourado (Comércio).

De Aracaju até Salvador, os concorrentes vão percorrer 404 quilômetros de pura emoção e adrenalina. Os primeiros 26 quilômetros beiram a praia, com coqueirais em volta, num percurso considerado tranqüilo. O único perigo é que os cocos costumam cair na pista, atrapalhando a prova. As chuvas habituais nessa época do ano também são desfavoráveis aos competidores. A previsão aponta que, por volta das 12h30, os pilotos devem estar passando por Costa do Sauípe e, no trecho final, por plantações de eucalipto em solo argiloso.

Hoje, o acampamento do Rally dos Sertões recebeu a visita do governador do estado de Sergipe, Marcelo Deda. Na ocasião, Simone Palladino, diretora executiva da empresa Dunas Race, que promove a competição, fez um balanço dos dias de prova e salientou a boa infra-estrutura oferecida pelas cidades baianas que abrigaram o rally este ano. Ela afirmou que a visita do secretário do Turismo, Domingos Leonelli, a Lençóis representou o compromisso do Governo do Estado em dar total apoio ao evento. “A Bahia tem tudo para continuar fazendo parte do percurso do rally. A população das cidades por onde passamos foi bastante solícita em todos os nossos pedidos, contribuindo para que a corrida fosse elogiada por pilotos brasileiros e estrangeiros”, disse Simone.

A diretora executiva da Dunas Race enalteceu ainda a beleza dos municípios baianos que abrigaram o rally, especialmente Barra e Lençóis. “A expectativa agora é ver o Olodum tocando para nós em pleno Farol da Barra. Na verdade, todos nós já nos sentíamos na Bahia desde a largada em Goiânia, quando baianas vestidas em trajes típicos estiveram conosco, distribuindo simpatia e fitinhas do Senhor do Bonfim”, completou Simone Palladino. De acordo com pessoas que presenciaram o momento, as citadas baianas roubaram a cena e fizeram mais sucesso que o show da banda mineira Jota Quest.