Considerada como uma das maiores competições esportivas do Brasil, os Jogos Abertos do Interior foi remodelado e será realizado no período de 28 de setembro a 15 de novembro deste ano. A Sudesb está promovendo o evento em parceria com as prefeituras do interior, com o objetivo de interiorizar, massificar, gerar intercâmbio e melhorar o esporte na Bahia. A competição vai ser disputada na categoria adulto, que exige, para participação nos esportes coletivos, a idade mínima de 16 anos.

Os participantes vão disputar basquete, vôlei, handebol, futsal, tênis de mesa, natação, atletismo e judô. O campeonato foi dividido em quatro zonais e uma final, que acontecerá, no dia 15 de novembro, em Vitória da Conquista. As cidades de Senhor do Bonfim e Irecê confirmaram que também vão sediar a competição, mas o evento contará com a participação de aproximadamente 50 municípios. A programação e as metas a serem atingidas foram debatidas em reunião realizadas na Sudesb, com a presença de secretários e coordenadores de esportes dos municípios, além de representantes das federações esportivas.

O diretor Superintendência, Raimundo Nonato Tavares da Silva, “Bobô”, ressalta os Jogos Abertos do Interior como marco da Sudes, esperando que “as prefeituras tenham consciência do valor do esporte e invistam em parcerias para a realização dos campeonatos, pois a interação dos municípios e a participação da juventude tornam este evento muito bonito, nos dando orgulho de fomentar”.

Homenagem

Este ano, as cidades pioneiras dos Jogos Abertos – Feira de Santana, Cachoeira, Jequié, Ilhéus, Juazeiro e Santa Bárbara – serão homenageadas, sediando finais da competição, sem passar pelas seletivas dos zonais, como informa o diretor de Fomento da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, Reginaldo Sacramento. “Acho que elas merecem esse reconhecimento, pois quando iniciaram os Jogos contavam com pouquíssimo apoio e, apesar das dificuldades, nunca persistiram, o que revela um grande exemplo para o esporte brasileiro”, afirmou.