A Secretaria do Planejamento (Seplan) promove, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IINCA) e com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), a X Jornada Temática de Debates. Nesta edição, marcada para às 14h de sexta-feira (31), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o consultor do IICA, Rafael Echeverry, apresentará o tema Desenvolvimento Territorial: articulação de políticas públicas e atores sociais.
Durante a jornada, será lançada a versão internacional do evento, programada para acontecer entre 6 e 9 de novembro, também em Salvador. Segundo o coordenador da Diretoria de Políticas Territoriais da Seplan, Jackson Ornelas, a Bahia foi escolhida para sediar as duas rodadas de debates porque o estado é referência no Brasil na utilização dos territórios de identidade como estratégia de planejamento.
“O primeiro componente da regionalização é o auto-reconhecimento do indivíduo no seu espaço geográfico e humano. E é justamente esse componente que o Governo da Bahia legitima quando adota os territórios de identidade, propostos pelo movimento social, como referência geográfica na execução das políticas públicas”, explicou Ornelas.
Também são parceiros na realização da jornada a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), a Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), o Banco do Brasil, o Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), as secretarias de Desenvolvimento e Integração Regional, de Relações Institucionais, de Desenvolvimento Urbano, de Agricultura e a Casa Civil do Governo da Bahia.
Participarão do evento representantes do poder público e setor privado, estudiosos, pesquisadores, universitários, organizações não-governamentais e movimentos sociais. As inscrições podem ser feitas pelos emails: jornelas@seplan.ba.gov.br, patricia.porto@iica.int ou rodrigo.germano@iica.int. Além disso, o IICA e o Fórum DRS promovem um debate virtual sobre o tema da X Jornada. Para participar, acesse o site: www.iicaforumdrs.org.br/forum.
Mais informações: www.iicaforumdrs.org.br e os contatos para credenciamento, entrevistas e reportagens com Jackson Ornelas no email: jornelas@seplan.ba.gov.br