O sol forte e as temperaturas elevadas, que podem chegar a 36 graus centígrados, associados à baixa umidade do ar entre 20 e 30%, aumentam o risco de ocorrência de foco de queimadas nos próximos dias em cinco regiões do estado. As chamas podem surgir principalmente entre as 11 e as 16h, nas regiões oeste, do São Francisco, norte e faixa centro-oeste do sudoeste e Chapada Diamantina.
Isso acontece por causa de uma massa de ar quente e seco que continua impedindo a formação de nuvens de chuva no centro-oeste baiano e parte das regiões Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. A previsão foi divulgada hoje (30) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemab), que funciona na Superintendência de Recursos Hídricos (SRH).
Para este fim de semana, na faixa centro-oeste das regiões sudoeste e Chapada Diamantina, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, onde devem acontecer as menores temperaturas do estado, chegando a 15 graus.

Salvador

Já em Salvador e região metropolitana e nas regiões do Recôncavo, sul e nordeste da Bahia, o céu deve ficar parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas, principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas devem variar entre 20 e 31 graus. Isso se deve aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que continuam mantendo o tempo instável nessas regiões.
O mar permanece agitado em toda a costa baiana. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas podem alcançar alturas máximas de 2,5 metros. Os índices ultravioletas (IUV) devem se manter elevados na maior parte da Bahia, principalmente na faixa centro-norte do estado, atingindo as categorias 9 e 10, previstas para este período e consideradas muito altas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).