Mais de 10 mil habitantes de Buritirama, a 867 quilômetros de Salvador, no Além São Francisco, serão beneficiados pela ampliação do sistema de abastecimento de água da sede do município. As obras, realizadas pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), deverão estar prontas nos próximos quatro meses. A intervenção foi reiniciada no último dia 14. A projeção é de que o novo sistema possa atender, futuramente, cerca de 20 mil pessoas.
De acordo com o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, que visitou a obra no último dia 17, o município de Buritirama, localizado em uma das regiões mais pobres do estado, e que durante tanto tempo tem sofrido com a falta de água, está mais próximo de viver uma nova realidade.
O sistema de abastecimento terá a captação a partir de dois flutuadores metálicos no Rio Grande, afluente do Rio São Francisco, e será levada por uma adutora de água bruta de 60 quilômetros de extensão até a sede do município. A água será lançada em uma estação de tratamento do tipo fluxo ascendente com quatro câmaras, além de casas de química, de cloração e sistema de tratamento de lodo.
Após tratada, a água será distribuída por gravidade, através de um reservatório elevado recuperado do sistema existente. Serão mais de 18 mil metros de novas redes de distribuição e 700 novas ligações que serão incorporadas ao sistema anterior.