A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai realizar, de domingo (26) a sexta-feira (31), a Oficina Estadual de Educação Ambiental, dando continuidade à construção coletiva da política para o setor na Bahia. O evento será aberto no domingo, às 17h, no Núcleo de Estudos Avançados em Meio Ambiente (Neama), no bairro do Monte Serrat. Serão discutidos diversos temas, como a água e os desafios da gestão integrada de bacias, o saneamento integrado com a educação ambiental e a questão dos territórios e suas dimensões sócio-ambientais.
“A oficina é de extrema importância, pois definirá metodologias a serem apresentadas nas conferências regionais de meio ambiente”, avaliou Tita Vieira, diretora de Educação Ambiental da Semarh. As conferências regionais, a serem realizadas de outubro a dezembro deste ano, servirão de espaço para o diálogo sobre a política pública de educação ambiental.
O objetivo da oficina é ampliar o diálogo no Sistema Estadual de Meio Ambiente, fortalecer o Grupo de Trabalho em Educação Ambiental e dar participação aos 26 territórios do Estado. “A política será construída em conjunto com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental”, afirmou Tita Vieira. A CIEA é uma comissão colegiada estadual, que propõe as diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. É composta por diversas secretarias e órgãos federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Diretrizes

A diretora da Semarh afirmou que a oficina está em consonância com os princípios definidos no Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Educação Ambiental, que visam consolidar a gestão compartilhada da educação ambiental nos estados e municípios a partir da atuação articulada, solidária e colaborativa nas e entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e Meio Ambiente”, explicou Titã. O encontro estabeleceu, ainda, como diretrizes, abrir diálogo pleno com a sociedade civil, prosseguir no processo de consolidação e democratização das CIEAs, implementar, participativamente, as políticas e os programas estaduais de Educação Ambiental, e buscar meios para promover uma formação iniciada e continuada em educação ambiental das equipes gestoras e técnicas, bem como o seu enraizamento nas estruturas governamentais.