A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) está participando da Operação de Fiscalização Preventiva Integrada de Barreiras, deflagrada no dia 19 deste mês pelo Ministério Público Estadual. A fiscalização prossegue até quinta-feira e visa verificar danos ambientais na Bacia do São Francisco, como desmatamento e produção de carvão, extração mineral clandestina, intervenções urbanas e rurais em áreas de preservação permanente e uso indiscriminado de agrotóxicos.
A operação está verificando também ocorrências degradantes em áreas urbanas que envolvem sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, lixão e disposição de resíduos sólidos, matadouro, mercado de carne, frigoríficos, unidades de saúde e empreendimentos rurais e urbanos.
Nas vistorias, até ontem (27), foram aplicadas pela SRH 16 notificações, sendo as principais para regularização da outorga do direito de uso da água em poço tubular para abastecimento humano e animal e alteração do regime do São Francisco. Foram flagrados ainda diversos loteamentos clandestinos às margens do rio.
O Ibama deu atenção especial aos desmatamentos clandestinos, carvoarias sem autorização ou licença ambiental e animais silvestres em cativeiro. Todas as ações da fiscalização foram acompanhadas pela Polícia Ambiental.
Na rota da operação estão os municípios de Muquém do São Francisco, Wanderley, Cotegipe, Crisópolis, Baianópolis, Barreiras, Angical, São Desidério, Catolândia, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves e Luís Eduardo Magalhães.
Sexta-feira (31), às 14h, haverá uma audiência pública na Unyahna Barreiras, com a participação das comunidades locais, instituições envolvidas, prefeituras e outros segmentos, onde será apresentado o resumo da operação e discutidos os principais impactos ambientais encontrados.