Quinze pessoas de empreendimentos solidários participaram, hoje (17), da I Oficina sobre Noções de Elaboração de Projetos, realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol). Noções de apresentação, justificativa, objetivo, metodologia, orçamento, metas e público-alvo foram os itens abordados na oficina.

“Ter alguma noção de elaboração de projetos, é um instrumento de emancipação para os empreendimentos”, explica a facilitadora da oficina, Aline Costa, da Coordenação de Formação e Divulgação da Sesol. “À medida que eles têm a capacidade de expressar suas idéias, numa eventual proposta de apoio à sua entidade, essas noções básicas vão ajudar na elaboração dos projetos”, completa.

A idéia, segundo a coordenadora de Formação e Divulgação da Sesol, Lara Matos, é fazer dois módulos, com carga horária de oito horas cada. Um, sobre conceito e divulgação de economia solidária e auto-gestão, e outro, de noções básicas sobre elaboração de projetos, considerados uma das maiores demandas dos empreendimentos.

Para Janice Vieira, 40 anos, da Cooperativa Múltipla Fontes Engomadeira (Coofe), a oficina foi muito esclarecedora. “Nossa cooperativa tentou fazer projetos antes e nunca conseguia. A gente sempre precisava de uma assessoria”, conta Janice. A Coofe funciona no bairro da Engomadeira, existe há sete anos, conta com 11 cooperados e trabalha com doces, salgados e pães.

Cristiane Oliveira, 31 anos, da Cooperativa Sonhos Possíveis, do bairro Engenho Velho da Federação, disse que a oficina veio em boa hora: “Nós estamos elaborando um projeto e essa oficina está esclarecendo dúvidas”.