A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) volta a atuar no município de Bom Jesus da Lapa, a 902 quilômetros de Salvador, na segunda etapa da tradicional romaria. Entre os dias 8 e 15 deste mês, quando acontece a Festa de Nossa Senhora da Soledade, a Cordec vai instalar uma barreira sanitária na entrada da cidade.
Os fiéis e turistas serão orientados sobre as normas de segurança em grandes aglomerações e receberão dicas de higiene para evitar a proliferação de doenças infecto-contagiosas. Kits com reidratante oral, hipoclorito de sódio, saco de lixo e panfletos educativos vão ser entregues nos veículos, que também passarão por vistoria e higienização pela vigilância sanitária do município.
Bom Jesus da Lapa, que tem cerca 72 mil habitantes, chega a receber 300 mil turistas por ano. A preocupação dos agentes da Cordec também diz respeito aos riscos de afogamento no Rio São Francisco, que corta a cidade. Corpo de Bombeiros, Salvar e Marinha do Brasil colaboram com equipes na margem do Velho Chico.
Na barreira sanitária também atuam técnicos das secretarias municipais de Saúde, Educação, Turismo e Ação Social, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias Civil e Militar e Polícia Rodoviária Federal.