A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) participa, em Fortaleza, desde quarta-feira (18), da 38ª edição do maior evento de informática para gestão pública do país – o Seminário Nacional de TIC para gestão pública – Secop 2010, que discute ‘Rede Sociais: Mobilidade e Conectividade do Governo com o Cidadão’.

Durante os debates, que seguem até esta sexta-feira (20), a assessora-chefe de Segurança Integrada do órgão, Elba Vieira, com 20 anos de experiência na área de Tecnologia e Segurança da Informação, realiza palestra sobre ‘Projeto Integrado Gestão Tecnológica’, que está sendo desenvolvido na Prodeb, com o objetivo de gerir serviços de TI integrados a um processo de gestão de segurança para toda a organização.

Ela apresenta um portal, em desenvolvimento pela Prodeb, que abriga diversas disciplinas que a Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) sugere. “Isto nos dá a possibilidade de fazer um melhor acompanhamento dos processos que são executados no ambiente produtivo. O portal, por exemplo, vai abrigar os processos de gerenciamento de mudanças, os processos de gerenciamentos de incidentes e de problemas, os planos de capacidade e todo acervo de documentação dos processos operacionais da empresa”.

Elba Vieira explica ainda que a implantação do portal é uma opção fundamental para ajudar na gestão adequada dos processos. A Mobilidade e Conectividade do Governo com o Cidadão por meio das chamadas Redes Sociais “é um tema em extrema ebulição. Estamos com ótimas expectativas para o debate sobre as redes sociais. O tema é extremamente falado pela questão de controle e segurança nas organizações. Trata-se de uma tendência mundial e que faz parte do nosso cotidiano”.