LOCAL: Palácio Rio Branco
DATA: 26.11.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: inauguração do Escritório Compartilhado da Organização das Nações Unidas (ONU) na Bahia e abertura da exposição fotográfica “Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: para marcar seu 65º aniversário, a ONU inaugura o novo escritório, localizado no Edifício Elevador Lacerda (Praça Municipal Thomé de Souza, s/nº) e promove a exposição no Palácio Rio Branco. O evento contará com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito João Henrique Carneiro, e do coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek. Ainda participarão da solenidade: os representantes, no Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Marie-Pierre Poirier; da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo; e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Harold Robinson; além do diretor de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para a América Latina e Caribe, Ivan Cossio, e do representante adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Arnaud Peral. Os convidados serão recepcionados no Palácio Rio Branco pela Orquestra Neojibá. Ao final da solenidade, a Banda Feminina Didá se apresentará na Praça Municipal.

NOVA SEDE: o Escritório Compartilhado da ONU na Bahia é o primeiro com atuação integrada de agências das Nações Unidas no país. Cinco organismos de cooperação internacional com atuação no estado trabalharão em conjunto no local: Unicef, PNUD, OIT, UNFPA e Fida. O espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal de Salvador e reformado pelo Governo da Bahia e ONU.

EXPOSIÇÃO: conta, por meio de 85 fotos, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação da ONU, que foi fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados-Membros. As imagens retratam diferentes projetos realizados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no país como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito. A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores da Boa Vontade das diferentes agências e organismos que compõem o Sistema ONU. Até 26 de dezembro, o público poderá conhecer um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século XXI. A exposição ficará aberta à visitação de terça a domingo, das 9 às 18 horas. A entrada é franca. A mostra também pode ser vista por meio do website www.unicrio.org.br/onu2010.