O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) realizam, nas próximas segunda e terça-feira (29 e 30), gratuitamente, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, o Encontro Baiano do Expresso Livre (EBA), evento também patrocinado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Comunidade Expresso.

O coordenador do Núcleo de Gestão do Software Livre da Prodeb, William Bugarin, apresentará o Expresso Livre, uma solução completa de comunicação que reúne e-mail, agenda, catálogo de endereços, workflow e mensagens instantâneas em um único ambiente. Por ser uma versão customizada do E-GroupWare, seu desenvolvimento também é totalmente baseado em software livre.

O encontro pretende disseminar a ferramenta de comunicação Expresso, apresentando a experiência no uso de softwares livres para modelo de desenvolvimento cooperativo, além de criar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e pesquisadores de tecnologia.

Na mesa de abertura do EBA estarão presentes, o presidente da Prodeb, Elias Sampaio, o presidente da Telebrás, Rogério Santana, a vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti, e representantes da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). No dia 29 pela manhã, o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni participa da mesa ‘Expresso em Nuvem’ juntamente com os representantes da Caixa, da Prodeb, das universidades Federal da Bahia (Ufba), do Recôncavo (UFRB), do Estado da Bahia (Uneb) e da UPB.

À tarde, a mesa ‘Integrando o Brasil em Redes’ reunirá os representantes da Telebrás, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Anatel, da Serpro e de provedores de internet da Bahia. No dia 30 serão oferecidas três oficinas – ‘Desenvolvendo no Expresso’, ‘Instalação, Configuração e Suporte do Expresso’, e ‘Conhecimento Público sobre o Expresso’. A programação completa está no site do evento, onde também são feitas as inscrições.

Investimentos e inovação

Mais de 110 instituições e empresas já adotaram o Expresso Livre, reunindo 362 mil usuários da suíte de comunicação em todas as regiões do país. Na Bahia, o Expresso Livre foi customizado com soluções corporativas que espelham a nova concepção do modelo de atendimento da Prodeb para o Estado, se transformando no Expresso.BA.

Segundo o presidente da Prodeb, Elias Sampaio, os investimentos feitos nos últimos meses para dotar o órgão da infraestrutura necessária para garantir segurança e estabilidade nos serviços prestados ao Governo da Bahia, destacam a importância do trabalho desempenhado na Bahia para o desenvolvimento do ambiente Expresso.BA.

Além de contribuir para inclusão digital dos servidores, o Expresso.BA deu mais agilidade aos processos administrativos, reduzindo custos e imprimindo mais eficiência, eficácia e efetividade a ação do Estado. Em março passado, a Prodeb lançou a versão 2.0 do Expresso.BA, com soluções corporativas que espelham a nova concepção do modelo de atendimento da Companhia para o Estado.

A versão 2.0 do Expresso.BA apresenta melhorias no sistema de pesquisa avançada de e-mail, de etiquetas de filtragem, além de outra nova funcionalidade, que é a possibilidade da criação de um contato no catálogo pessoal compartilhado de outro usuário para dinamizar o acesso ao cardápio de contatos por todos os integrantes de um setor da empresa ou órgão público.

A nova versão do Expresso.BA possibilita ainda a assinatura dos e-mails por meio de texto simples ou rico, a criação de subpastas nas pastas do armazenamento local. Permite a pesquisa e o acesso aos e-mails de todas as pastas por intermédio do Expresso Mobile, além do arquivamento programado de e-mails e agenda de eventos, que agora permite eventos privados, restritos e apontamento de horas.

“O Serpro e a Celepar, em recente avaliação feita sobre as diferenças regionais desenvolvidas para o Expresso Livre, destacaram a iniciativa do expresso off line com arquivamento automático. Esta é uma inovação do Governo da Bahia. Não é só da Prodeb", acrescentou o presidente da empresa.