A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) já tem uma nova linha de financiamento, com juros acessíveis, para aquisição de veículos do tipo van, furgão ou micro-ônibus.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Desenbahia, Marcelo Oliveira, “através do crédito concedido, daremos melhores condições para a compra de novos veículos, em comparação ao mercado. Com isso, os usuários do transporte escolar terão mais segurança e conforto”.

A exemplo da linha Protaxi, responsável pela completa renovação da frota de Salvador, a nova linha pretende também renovar totalmente a frota escolar.

De acordo com o cadastro da Gerência de Táxis e Transportes Especiais (Getax) da prefeitura de Salvador, a idade média da frota de veículos escolares na capital é superior a oito anos, de um total de 884 licenciados. Apenas 181 veículos têm quatro anos ou menos de uso, o que representa 20,5% do total da frota.

Oliveira afirmou que, além da renovação da frota, o financiamento da Desenbahia vai estimular a entrada de novos trabalhadores, tirando da clandestinidade muitos prestadores de serviço.

O limite por operação e por beneficiário chega a R$ 85 mil, com prazo de até 60 meses, com até três meses de carência e taxa de juros de 10% ao ano. O empreendedor pode obter o financiamento como pessoa física que possua registro e permissão do órgão competente para explorar os serviços de transporte escolar.

“Por enquanto, vamos trabalhar apenas com a capital, já que é o único município com regulamentação para o setor e com forte fiscalização. A depender da demanda exigida pelas cidades do interior, poderemos ampliar a abrangência da linha”, informou o diretor.

Para receber orientações sobre a documentação necessária, os interessados devem procurar o Sindicato dos Transportadores Escolares e Turísticos do Estado da Bahia (Sintest/BA) ou a Cooperativa de Transporte Escolar, Turismo e Locação de Veículos da Bahia (Cooptelba), através dos e-mails sindicato@sintestransportescolar.com.br e contato@cooptelba.com e dos telefones (71) 3239-5043, 3322-5917 e 3244-9231.