A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), lançaram, nesta quinta-feira (16), mais um edital para o estímulo à pesquisa, que vai conceder 52 bolsas destinadas ao Pós-doutorado 1 e 2 e ao Pesquisador visitante. Os interessados devem preencher os formulários até o dia 2 de agosto deste ano.

Segundo o diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Lopes, o edital é um convite para que as instituições de ensino superior e centros de pesquisa científica e tecnológica, sediados na Bahia, apresentem propostas destinadas à obtenção das bolsas, num “esforço do governo voltado a fortalecer e expandir a produção científica no nosso estado”.

O secretário Paulo Câmera informou que somente esta semana sete editais foram lançados, o que soma R$ 32 milhões destinados ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação na Bahia, contemplando projetos de empresários e pesquisadores baianos. A instituição “vem trabalhando no crescimento do estado pela via do conhecimento”. Os editais fazem parte da parceria entre a Secti, por meio da Fapesb, e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).