A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que desembolsou R$ 24 milhões para o segmento da indústria neste primeiro semestre, liberou recursos para a Nichibrás, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado de peças técnicas, principalmente voltado para a indústria automotiva. A empresa produz borrachas flexíveis, feltros, espumas, carpetes, entre outros produtos.

A Nichibrás buscou, por intermédio da linha de crédito Prodese, da Desenbahia, financiamento para a instalação da sua primeira unidade na Bahia, implantada no Complexo Industrial de Camaçari. Atualmente, a empresa mantém em operação quatro unidades industriais, sendo três em São Paulo e uma no estado do Amazonas.

O investimento abrange a construção da sede da empresa e a aquisição de máquinas, equipamentos e móveis necessários ao funcionamento da unidade. O gerente comercial da Nichibrás, Bruno Rigo, disse estar satisfeito com os resultados obtidos com o financiamento.

"O fato de estarmos construindo uma fábrica na Bahia alavancou novos negócios dentro e fora do setor automotivo. Além disso, o fluxo de caixa menos comprometido permitiu investimentos em outras ações do Grupo inclusive na área de pesquisa e tecnologia", afirmou o empresário.

A instalação da indústria em Camaçari vai gerar cerca de 350 empregos diretos e indiretos e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região próxima a fábrica. Segundo Rigo, cerca de 70% da mão de obra será composta por mulheres dos bairros próximos à Nichibrás. “Vamos capacitar e incluir esses moradores no mercado de trabalho”.

Com este novo empreendimento, a empresa prevê um crescimento médio de 10% ao ano. “Vamos expandir nosso atendimento para o mercado automotivo em Suape, no Recife, com as peças produzidas na Bahia, e firmaremos parcerias com empresas fabricantes de equipamentos para a geração de energia eólica. Escolhemos a Desenbahia pela agilidade no processo de análise e liberação dos recursos, além do excelente atendimento antes e durante a implantação do projeto e principalmente pela visão macroeconômica de seus gestores e colaboradores”.

Os empresários interessados nas linhas de crédito da Desenbahia devem solicitar pelo site do órgão ou pelo telefone 0800 285 1626