Para comemorar seus 10 anos de existência, neste mês, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) anunciará uma nova linha de financiamento batizada de CrediRápido Desenbahia, voltada para micro e pequenas empresas, com limite de R$ 50 mil, prazo de 24 meses, três meses de carência e juros máximos de 1,45% ao mês. Como garantia, apenas o aval ou a fiança dos sócios ou de terceiros. A iniciativa é uma contribuição ao programa Vida Melhor, que pretende dinamizar a economia, reduzir desigualdades e gerar empregos.

A linha de crédito entrará em operação no próximo dia 15, quando começa o VII Encontro de Economia Baiana, no Hotel Pestana, em Salvador. A palestra de abertura do evento – ‘Ciclos Econômicos, Desigualdade e Pobreza’- será realizada pela professora Sônia Rocha (PUC-RJ) e a conferência comemorativa do aniversário da instituição pelo representante do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, que vai abordar ‘Conjuntura Nacional, Internacional e Perspectivas de Investimentos’.

O encontro é voltado para pesquisadores, estudantes, empresários e profissionais interessados no debate sobre o financiamento do desenvolvimento na Bahia. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do encontro.

Dentro da programação dos 10 anos, a Desenbahia apresentará no encontro seu novo portal, que passará a contar com um simulador de financiamento para dar maior agilidade ao processo de solicitação de crédito, com navegação simplificada e amigável.

Os empresários terão uma visão de quanto poderão pagar ao solicitar financiamento, prazos e opções de linhas de crédito. O Encontro de Economia, organizado pela Desenbahia, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tem o patrocínio da Petrobras, Bahiagás, Sebrae e Banco do Nordeste.

Década de fomento

Segundo o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, desde que foi fundada, em 2001, como sucessora do extinto Desenbanco, a Agência de Fomento do Estado da Bahia aprovou como instituição financeira estadual operações de crédito ao setor produtivo em torno de R$ 2,1 bilhões, por meio de 100 mil contratos.

O número representa R$ 2,6 bilhões em investimentos alavancados, geração de 167 mil empregos diretos, com o foco nas micro, pequenas e médias empresas e sempre voltados para o interior.

Segundo o presidente, nestes dez anos, a Desenbahia desenvolveu vários programas de fortalecimento da economia baiana, dentre os quais se destacam o apoio às cadeias produtivas da indústria de plástico, participação na concepção do Polo de Informática de Ilhéus, fornecedores do complexo automotivo, financiamento às micro, pequenas e médias empresas fora da Região Metropolitana de Salvador (RMS), com destaque para o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (Credibahia).

Mais recentemente, a Desenbahia desempenhou papel importante no enfrentamento do impacto da crise financeira internacional de 2008, juntando seus esforços à rede bancária estatal. Petitinga destaca a inovação materializada na participação de importantes empreendimentos, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como o Hospital do Subúrbio, o projeto Arena Fonte Nova e a Concessão do Sistema BA-093.

Programação

Além das conferências do VII Encontro de Economia Baiana, faz parte das comemorações de aniversário, o lançamento da Revista Desenbahia – 15ª edição, uma publicação acadêmica editada em parceria com o Mestrado de Economia da Ufba e a SEI. Haverá ainda Semana de Saúde e Caminhada Desenbahia, no Parque de Pituaçu.