Aproximadamente 130 pescadores e marisqueiras de oito municípios do extremo sul da Bahia recolheram as suas redes e canoas para participar nesta sexta-feira (18), no município de Prado, do Encontro de Trabalhadores da Pesca e Mariscagem da região, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para discutir segurança e saúde. Eles são de Prado, Nova Viçosa, Alcobaça, Caravelas, Porto Seguro, Cabrália, Belmonte e Mucuri.

A marisqueira Vilma Fontoura de Oliveira durante 40 anos, junto com o seu marido, pescador, tirou o sustento dos 10 filhos com a pesca e mariscagem. Desde os 18 trabalha na atividade e reclama de dores na coluna e nas mãos. Durante o encontro, ela tirou as dúvidas em relação à sua aposentadoria. “Como vou fazer 60 anos, em agosto, o pessoal do INSS esclareceu que eu já poderia estar aposentada há cinco anos, quando completei 55”.

Ismael Fontoura, um dos 10 filhos de Vilma, gostou da iniciativa. “Este encontro foi importante para a gente tomar conhecimento dos nossos direitos e deveres, principalmente por reunir tantas entidades ligadas ao mundo do trabalho num só momento”.

Parcerias

O evento contou com a parceria da prefeitura local e da Delegacia Sindical dos Pescadores e apoio da Superintendência Federal do Ministério da Pesca (SFMP), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Secretaria Municipal de Saúde de Prado, Bahia Pesca, Agência da Capitania dos Portos em Porto Seguro, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrícos (Inema) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).