Os preparativos para o anúncio de um novo convênio que amplia o Programa Água para Todos na Bahia e de um acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado, foram acertados na manhã desta quarta-feira (22) em Brasília, durante audiência do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Os atos serão firmados na manhã desta quinta-feira (23), no distrito de Rio Verde, município de Itaguaçu da (BA), durante a cerimônia de inauguração da Adutora do São Francisco, com a presença do ministro e do governador Jaques Wagner. No mesmo evento, será assinado um termo de compromisso entre a Codevasf e a prefeitura municipal de Xique-Xique, para a inclusão social de agricultores familiares em 667 hectares do entorno do projeto.

“Vamos conseguir aplicar mais tecnologia no Água para Todos, ampliando a democratização do acesso à água no estado”, disse Rui Costa, ao destacar a importância dos dois atos para a convivência com o semiárido. Durante a audiência em Brasília, ficou acertado, ainda, que a Codevasf lançará o aviso de licitação para a ocupação, por meio da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), de aproximadamente 250 lotes irrigáveis em 4,3 mil hectares do projeto Baixio de Irecê.