O Governo da Bahia iniciou nesta sexta-feira (16) a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Amélia Rodrigues, na região Metropolitana de Salvador (RMS), onde foi autorizada a ordem de serviço da obra. Com investimentos estaduais de R$ 42 milhões, a intervenção beneficiará outras quatro cidades do Território Portal do Sertão – Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

A ampliação faz parte das ações do Água para Todos e beneficiará 92 mil pessoas residentes nas sedes dos municípios e de 21 localidades das zonas rurais. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, que coordena as ações do programa, disse que a obra, “além de melhorar a qualidade da água para quem já é favorecido, vai garantir a expansão do volume de fornecimento, chegando às zonas rurais. Este é o compromisso que o governo assumiu de democratizar o acesso à água”.

Ele representou o governador Jaques Wagner na cerimônia, que contou também com a participação do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e do presidente da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Abelardo Filho.

Inclusão social

De acordo com Monteiro, o SIAA será composto, entre outras especificações, da captação de água do sistema adutor de Pedra do Cavalo. “Hoje, o sistema está no limite de sua capacidade. Sua ampliação vai trazer maior segurança hídrica para os municípios, promovendo inclusão social, desenvolvimento e melhorando a vida de quem mais precisa”.

A obra de ampliação de todo o SIAA de Amélia Rodrigues será executada pela Embasa num prazo máximo de 24 meses. O Programa Água para Todos já beneficiou cerca de 3,5 milhões de baianos, com investimentos de R$ 4 bilhões.