Vestidos de brancos e com muita fé, baianos e turistas participaram da lavagem do Bonfim, em Salvador. O evento, nesta quinta-feira (16), foi iniciado com a celebração de um culto ecumênico na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. Logo depois, o cortejo seguiu por ruas da Cidade Baixa até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.

A festa, que agora é Patrimônio Imaterial Nacional, também contou com a presença do governador Jaques Wagner, da primeira-dama Fátima Mendonça, e da ministra da Cultura, Marta Suplicy. Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e o secretário da Casa Civil, Rui Costa.

Cidades históricas

A ministra afirmou ser esta a primeira vez que participou da Lavagem do Bonfim e que ficou encantada com a grandiosidade do evento. Na ocasião, ela anunciou investimentos na área de conservação do Patrimônio Histórico da Bahia. Um dos projetos é a restauração da Igreja da Conceição da Praia. No total, serão investidos R$ 200 milhões em Salvador. “Isso vem junto com um pacote do governo federal que vai contemplar 44 cidades históricas do Brasil”, informou.

Para o governador, as novidades acrescentam valor à famosa manifestação popular. De acordo com ele, a Lavagem do Bonfim é uma festa tradicional da Bahia, que este ano ganhou maior importância com o título de Patrimônio Imaterial Nacional, “valorizando e preservando ainda mais essa tradição”. O ritual une fiéis católicos e do candomblé. O ponto alto é a lavagem das escadarias do templo situado no Bonfim, com a participação das baianas usando trajes típicos e distribuindo água de cheiro.

Segurança

Para garantir a tranquilidade de todos que seguiram até a Colina Sagrada, 2,2 mil policiais civis e militares trabalharam no esquema especial de segurança. O patrulhamento foi distribuído ao longo dos oito quilômetros do percurso (da Conceição da Praia ao Largo do Bonfim) e também nos bairros adjacentes ao do cortejo.

Duas plataformas elevadas de observação com câmeras foram utilizadas e transmitiram, por meio da rede de fibra ótica, dados on line ao Centro Integrado de Comando e Controle, no Parque Tecnológico da Bahia.

Publicada às 9h55
Atualizada às 16h15