As Parcerias Público-Privadas (PPPs) e o fortalecimento das micro e pequenas empresas foram os temas principais da entrevista coletiva que a ministra do Planejamento do Brasil, Miriam Belchior, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, concederam à imprensa, nesta sexta-feira (28), em Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia.
A ministra participa em Sauípe da reunião anual do BID, que acontece até domingo (30), com a participação de presidentes de Bancos Centrais e ministros de Estado dos países-membros. Neste encontro, ela assume a presidência da assembleia de dirigentes. Segundo Miriam Belchior, as parcerias aumentam o volume de investimentos e são importantes para dar suporte às pequenas e médias empresas.

Na Bahia, diversas obras são feitas por intermédio de PPPs e, entre elas, se destacam o Hospital do Subúrbio, uma experiência premiada inclusive pelo BID, a Arena Fonte Nova e o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. O presidente do BID afirmou que pretende ampliar a participação da iniciativa privada nesses financiamentos.

O presidente do BID anunciou a disponibilização de linhas de crédito em Real, com financiamentos em moeda brasileira para o mercado interno. Esta nova modalidade, segundo Moreno, é uma das primeiras experiências fora do antes obrigatório financiamento em dólar. "Isto é uma honra para o Brasil", afirmou Miriam Belchior.

Participação de Dilma e Wagner

A reunião anual do BID, em Sauípe, terá a presença, neste sábado (29), do governador da Bahia, Jaques Wagner, às 16h30, e da presidente Dilma Rousseff, às 18h. O governador participa do evento também no domingo, às 13h30, quando será entregue o prêmio JK.