Os municípios de Conceição da Feira, Presidente Tancredo Neves, Sátiro Dias, Santa Luz e Jacaraci formalizaram adesão para implementação do Programa de Microcrédito da Bahia (CrediBahia). Os convênios foram divulgados na quarta-feira (2) no Diário Oficial do Estado.

Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas e Empresas (Sebrae) e prefeituras municipais, o programa oferece crédito produtivo e orientado, com taxa de juros mais baixa do mercado.

Segundo o Coordenador de Finanças da Setre, Joaquim Oliveira, o CrediBahia já liberou mais de R$ 231,3 milhões por meio de 126.223 mil contratos. Atualmente o programa – que financia e capacita gerencialmente empreendedores de micro e pequenos negócios – está presente em 179 municípios, com 181 postos, beneficiando os 27 territórios de identidade do estado.

Vida Melhor

Para obter crédito, o empreendimento deve estar em funcionamento há pelo menos seis meses e o empreendedor precisa residir no município há um ano. O limite de empréstimo para investimento fixo, capital de giro ou investimento misto tem início com o valor de R$ 1 mil, podendo ser renovado para até R$ 10 mil.

Entre as modalidades de garantia do crédito oferecidas estão o aval individual e o solidário, o qual possibilita aproximar o programa dos empreendedores de menor porte e maior carência de crédito, justamente os que encontram dificuldade para conseguir empréstimo porque, em geral, não dispõe de aval individual.

O CrediBahia integra as ações do programa Vida Melhor. Para implementação no município é exigida instalação física dos postos, formação teórica (no Sebrae) e capacitação técnica (em campo) dos agentes de crédito realizada por servidores da Setre.

Antes da implantação de cada unidade acontece audiência pública para que o programa seja apresentado à população. O crédito de até R$ 10 mil é oferecido com taxa de juros de 0,41% ao mês. O dinheiro é disponibilizado para o empreendedor diretamente na rede bancária, por meio de ordem de pagamento, sem taxa de abertura de crédito, o que reduz os custos.