Um Grupo de Trabalho (GT) formado por integrantes do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) vai realizar, entre os meses de novembro e dezembro, duas reuniões extraordinárias, para concluir o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo 2015-2020.

Nesta terça-feira (21), durante a reunião ordinária, o presidente do Cecoop, secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, sugeriu que fosse criada uma ‘força-tarefa’ para que o documento seja produzido dentro do prazo – dia 15 de dezembro. “Este plano é fundamental para o setor. Por isso, temos que criar uma força-tarefa com a proposta de conclusão”. As datas das reuniões extraordinárias já foram definidas – 19 de novembro e 10 de dezembro.

O documento está sendo produzido por técnicos da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); representantes da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb); e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes).

Metodologia

O Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo 2015-2020 terá uma estrutura com base na Matriz Nove por Nove, composta por nove linhas e nove colunas, relacionando os segmentos corporativistas com informações sobre cada um. O plano será baseado em três eixos – Matriz de Análise; Horizonte Estratégico do Cooperativismo; e Horizonte Operacional.

O documento final será encaminhado aos membros do Cecoop para aprovação em sessão plenária. Após essa etapa, a Setre se encarregará de dar a formatação editorial ao documento, de modo a consagrar o compromisso do cooperativismo baiano.

A construção do Plano Estadual de Cooperativismo foi iniciada em setembro de 2013. Em 2009, o setor começou esta caminhada com a criação da Lei de Apoio ao Cooperativismo. Posteriormente, foi feita a instalação do  Conselho e, agora, as atenções estão voltadas para a conclusão do documento.