O ano de 2014 foi marcado pelo importante fortalecimento do diálogo entre as diferentes esferas do Governo do Estado, e também com a sociedade civil. A Secretaria de Relações Institucionais (Serin), responsável pela articulação com o governo e os movimentos sociais, prefeitos, deputados e a juventude baiana, esteve presente na construção e efetivação de diversas ações que contribuíram e contribuem para a consolidação da democracia no país.

Por meio da Coordenação de Articulação Social (Coas), a Serin fez parte da interlocução e articulação com os segmentos sociais do estado, por meio da participação nos conselhos, conferências, atendimento às demandas dos cidadãos, dialogando com os movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e sociedade civil.

Em maio, a secretaria participou do seminário ‘Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014’, realizado pelos governos federal e estadual, com a presença de 80 entidades sociais representadas por 210 líderes desses movimentos. O seminário teve como objetivo discutir e esclarecer dúvidas sobre os investimentos e legados do mundial de futebol.

Cejuve

Com o propósito de articular e constituir os programas e ações do Governo do Estado à Política Estadual de Juventude, além de promover a ampliação da participação e interlocução sobre o assunto, a Coordenação de Juventude (Cojuve) acompanhou a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), para a gestão 2014/2015. Formado por 40 representantes da sociedade civil e 20 do poder público, o conselho é um espaço de interlocução do governo baiano com os jovens.

Foi lançada também, no Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, uma campanha pela aprovação do Projeto de Lei 20.886/2014, que cria este órgão consultivo, atualmente regulamentado por decreto. A mudança possibilitará que o Cejuve tenha maior estabilidade no cumprimento das suas competências enquanto política de Estado.

Articulações

Com a Coordenação de Assuntos Legislativos (Coal), a secretaria realizou o cadastramento e acompanhamento de demandas – pleitos e convênios – dos deputados estaduais, federais e vereadores, assessorando o governo nas relações do Poder Executivo com o Poder Legislativo do Estado.

Por meio da Coordenação de Assuntos Federativos (Coaf), a Serin acompanhou a situação social e política dos municípios baianos, dando apoio e subsídio em suas articulações com os governos federal e estadual, como intermediar processos de encaminhamento para ações de desenvolvimento urbano e abastecimento de água.

InfoSerin