Durante o 34º Congresso Estadual do Comércio Lojista, a ser realizado desta quinta-feira (1º) a domingo (4), em Guarajuba, a Desenbahia vai assinar Protocolo de Intenções com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL), com o objetivo de estreitar relações, divulgar linhas de crédito e serviços financeiros, oferecer treinamento técnico e encurtar o caminho dos comerciantes ao financiamento. No sábado (3), às 10h, o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, profere palestra sobre “Ampliação do acesso a soluções técnicas e financeiras da Desenbahia”, para um público estimado em 500 empresários, que representam 140 câmaras de dirigentes lojistas do estado.

Através do Protocolo de Intenções, seguido do Convênio de Cooperação Técnica, a Desenbahia estende aos lojistas de todo o interior as mesmas oportunidades de contratação de financiamento oferecidas à Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), através das linhas Credifácil e Giro Rápido. Para as micro e pequenas empresas poderão ser liberados empréstimos de até R$ 200 mil, para investimento fixo e capital de giro. As empresas de grande porte podem se habilitar a financiamentos de até R$ 30 milhões, com juros reduzidos em se tratando de projetos que consolidem as cadeiras produtivas e agreguem valor aos produtos “in natura” do Estado da Bahia.

Para ter acesso ao Credifácil e Giro Rápido, o associado à CDL precisa ter contato com o gerente de Negócios de sua região e elaborar projeto que passará por cadastramento, enquadramento, análise, até a etapa de contratação e liberação dos recursos. O gerente de Negócios da Desenbahia deve monitorar os projetos do início ao fim. Com estes programas, o pequeno empresário pode fazer investimentos que fortaleçam seus negócios, a exemplo de renovação de estoques, aquisição de equipamentos e máquinas, gerando mais eficiência e competitividade no mercado.

“Queremos que o empresário saia da crise fortalecido. Para nós, o importante é propor soluções que façam a diferença, de modo que o empresário utilize esse financiamento contratado de forma eficiente. Assim, nosso foco não é a quantidade, e sim a qualidade dos projetos”, disse o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho.