Artistas baianos, produtores, convidados e outros interessados participam de uma roda de conversa sobre ‘O surgimento do samba na Bahia e influências das matrizes africanas’, neste sábado (3), às 16h, no Palacete das Artes (Graça), com acesso gratuito.

O debate vai reunir o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, a representante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ludmylla Lima, e o cantor e compositor Roberto Mendes, que após fazer palestra apresenta um pocket show. O Palacete das Artes fica na Rua da Graça, nº 284, no bairro da Graça

A ação ‘#MusEuCurtoMúsica no Palacete das Artes’, espaço vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), integra o projeto ‘#MusEuCurtoArte’, voltado para dinamização artística de museus. A iniciativa envolve o Ipac e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Coleção Claudio Masella

Esta é quarta ação de desdobramento da exposição ‘Bahia é África Também – Coleção Claudio Masella’ – recorte do acervo pertencente ao Solar Ferrão/Dimus, no Palacete das Artes. Além da itinerância de um segmento da coleção, a Funceb vem buscando despertar a atenção do público para a relação entre o acervo com matriz africana e linguagens artísticas desenvolvidas por agentes culturais da Bahia.

O primeiro encontro, no dia 29 de agosto, recebeu a professora Lisa Earl Castillo que falou sobre ‘Contatos entre a África e a Bahia no século XIX: viajantes atlânticos do Terreiro da Casa Branca’. No segundo, em 10 de setembro, a professora Yeda Castro discutiu ‘A nossa língua africana’. Já o terceiro, no dia 19 de setembro, reuniu atores, diretores e produtores no debate sobre o ‘O universo Afrodescendente no Teatro Baiano’.