Com o intuito de levar gratuitamente a arte e o estilo da música erudita para a população, o projeto Cameratas, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), com apoio do Governo do Estado, realiza uma semana de apresentações em diversos espaços de Salvador. O grupo Quarteto Novo, que faz parte do projeto, fez mais uma apresentação nesta quarta-feira (6), no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória.

São quatro grupos de Cameratas para garantir um total de oito concertos no mês de janeiro. “A importância [do projeto] é levar música erudita onde as pessoas podem comparecer, pois tem pessoas que não podem ir ao teatro assistir à apresentação da orquestra”, explicou, violoncelista do grupo Quarteto Novo, Djalma do Nascimento.

As Cameratas têm como característica a formação de grupos menores, que fazem apresentações da música clássica em locais como às escolas, igrejas e hospitais. Dessa forma o projeto da OSBA visa levar esse estilo musical de forma artística e didática a pessoas que não possuem condições, financeiras ou de deslocamento.

O Quarteto Novo é o mais novo grupo das Cameratas, trazendo dois instrumentos de sopro (flauta e fagote) e de corda (violoncelo e violino). As apresentações possuem um repertório curto e diversificado, a fim de trazer ao público uma visão positiva e animada da música erudita. “Nosso objetivo é quebrar o paradigma de que a música erudita ou a música de concerto é algo antigo. Tentamos fazer uma mistura de vários estilos”, afirmou o flautista, André Becker.

O público aprovou esta nova temporada musical. “É uma iniciativa maravilhosa, para que todos, pretos e brancos, altos e baixos, gordos e magros, tenham acesso à cultura. Música é sensibilidade, é emoção, é tudo”, vibrou a psicopedagoga, Sônia Maria Moraes.

PROGRAMAÇÃO

Opus Lúmen

07/01 ( quinta-feira)
Horário – 15h
Local – Palacete das Artes (Rua da Graça, 289, Graça)

08/01 (sexta-feira)
Horário – 15h
Local – Abrigo do Salvador (Rua Campinas de Brotas, 754, Brotas)

Bahia Cordas
08/01 (sexta-feira)
Horário – 16h30
Local – Museu Carlos Costa Pinto (Avenida Sete de Setembro, Corredor da Vitória)

Repórter: Lorena Correia