Primeira iniciativa concreta do Governo do Estado para prestar acolhimento e assistência social ao trabalhador resgatado do trabalho análogo ao escravo, o Projeto ‘Ação Integrada’ realiza, no período de 6 a 10 de junho, no sudoeste baiano, a primeira Oficina Temática de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O objetivo é sensibilizar os diversos atores sociais para a realização de atividades de campo, levantamento das condições e necessidades dos trabalhadores resgatados do trabalho análogo ao escravo, bem como para prevenção do problema junto aos setores estratégicos nos municípios.

As atividades em campo acontecerão nas cidades de Vitória da Conquista, Encruzilhada e Barra do Choça, em ações da força-tarefa realizadas pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae). Na parte teórica da oficina, se discutirá a temática do trabalho escravo e será apresentado o Projeto “Ação Integrada” e a implantação de um projeto piloto na região, envolvendo os trabalhadores resgatados. Na ocasião, Márcia Santos, técnica da Superintendência de Assistência Social, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SAS/SJDHDS), falará sobre o papel do desenvolvido pelas instituições e os procedimentos adotados no enfrentamento ao trabalho escravo.

A Oficina é organizada no estado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial do Projeto “Ação Integrada”, do qual fazem parte as secretarias estaduais de Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro é direcionado para gestores e técnicos de secretarias da Agricultura, Assistência Social e da Educação da região do sudoeste baiano, Sindicato Patronal da Construção Civil, Policia Militar e Civil, Conselho Tutelar, ONGs, técnicos do Centro de Referência de Assistência Social e do Centro de Referência Especial de Assistência Social.

Fonte: Ascom/SJDHDS