Uefs abre seleção para vagas remanescentes de graduação
Foto: Divulgação/UEFS

Acontecerá no dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a sessão solene para a concessão do título de Doutora Honoris Causa à militante e grande referência do movimento negro Ivannide Santa Bárbara. A outorga do título foi uma proposição do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, e contou com inúmeras cartas de apoio de entidades do movimento negro, de sindicatos, de movimentos sociais, de personalidades acadêmicas e da sociedade Feirense.

A outorga do título tem um caráter duplamente inédito. É o primeiro a ser concedido a uma mulher, e o primeiro a ser concedido a uma pessoa preta. O título é concedido pela Uefs a personalidades que tenham se destacado seja pelo saber, seja pela atuação em prol do conhecimento ou do melhor entendimento entre os povos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Breve história

Ivannide Rodrigues Santa Bárbara é uma cidadã feirense que colaborou historicamente para o fortalecimento dos movimentos sociais da cidade e da Universidade Estadual de Feira de Santana, enquanto militante do Movimento Negro Unificado e da Frente Negra Feirense (FRENEFE). Teve participação relevante nos debates e na implantação da política de acesso por cotas nos cursos de graduação da Uefs, como política de reparação a grupos historicamente excluídos do Ensino Superior, especialmente a população negra. Sua contribuição histórica também é reconhecida na defesa e luta contra a intolerância religiosa direcionada às religiões de matriz africana, e na difusão da cultura negra.

Fonte: Ascom/Uefs