Governo discute aspectos operacionais de acesso de novo terminal de ônibus na capital
Foto: Divulgação CTB

Finalizadas as obras civis do novo Terminal de Integração de Ônibus de Salvador, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pelo empreendimento, se reuniu com a Prefeitura de Salvador, com o objetivo de alinhar aspectos operacionais de acesso dos ônibus urbanos ao Terminal. Por isso, a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, acompanhada pelo diretor de obras da empresa, Eracy Lafuente, da Superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Grace Gomes, e uma vasta equipe técnica apresentaram o terminal ao secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, e para a Transalvador, na manhã desta sexta-feira (20).

“Estamos prontos para entrar em operação e entregar à população um dos melhores terminais da América Latina. Nosso próximo passo é acelerar as questões burocráticas e inaugurar a obra”, explicou Ana Cláudia Nascimento.

Link Personalizado

Durante a visita, Eracy Lafuente mostrou o equipamento, que possui mais de 12 mil metros quadrados e 30 baias para ônibus. Segundo ele, o terminal passa pelo momento de checagem final. “Essa fase é quando verificamos todos os pontos e atestamos segurança e qualidade. Essa foi uma obra de grande magnitude. Aqui, nós ressignificamos o modelo de um terminal de ônibus, ele é inovador e moderno. Oferece conforto térmico, visual e de luminosidade aos seus usuários, além de segurança”, explicou Lafuente.

Para Fabrizzio, o Terminal está muito bem planejado, tanto a parte de arquitetura, operacional e logística de operação.

“Nós dialogamos bastante ao longo desse período de implantação, planejamento e execução da obra para que pudéssemos ter um terminal que atendesse as necessidades de conforto ao usuário. O próximo passo é colocar os ônibus em operação e fazer os remanejamentos das linhas que vão atender o novo complexo intermodal na região de Águas Claras”, destacou Fabrizzio Muller.

Estação de Metrô Águas Claras

Ainda durante a vistoria, o grupo realizou viagem de metrô entre as Estações Águas Claras/Cajazeiras e Campinas, trecho que integra o Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, reforçado em novos 5 quilômetros de trilhos.

O grupo esteve também no Terminal de Ônibus de Campinas, com obras avançadas e mais de 60% delas executadas. O espaço está sendo preparado para receber 10 linhas de ônibus urbanos. Equipado ainda com salas administrativas, de motoristas e guaritas.

“A mobilidade vive uma revolução. O terminal de Campinas é mais uma prova dessas mudanças. Estamos pensando no conforto dos usuários do transporte público. Além disso, também chegamos com melhorias para a comunidade, a exemplo de readequações de vias de acesso ao terminal, como é o caso das Ruas da Bolívia e Arthur Orrico”, explicou Ana Cláudia.

Fonte: Ascom/CTB