Estudantes de Sergipe visitam obras dos terminais de ônibus de Águas Claras e Campinas
Foto: Divulgação

Estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) visitaram, nesta terça-feira (21), as obras dos terminais de Integração de Ônibus de Campinas e Água Claras, em Salvador. Ao todo, foram 39 alunos dos cursos de Engenharia Civil e técnico em Edificações, recebidos pela presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento e pelo Diretor de Obras da empresa, Eracy Lafuente. O tour foi iniciado em Águas Claras, que está com obras 100% concluídas, e é um dos maiores terminais da América Latina.

“Para nós, é uma satisfação receber os jovens aqui, estamos falando de uma obra grandiosa em diversos aspectos, a exemplo da execução civil e do impacto para a comunidade. Importante destacar que os dois terminais integram o Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMLS), que se configura como uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil”, destacou a presidente, ao receber o grupo.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Na oportunidade, os estudantes ouviram explicações sobre todo o processo de desenvolvimento da obra, desde o projeto, desapropriação e execução dos serviços. Ana Claudia, explicou também que o terminal possui investimento superior a R$ 900 milhões e integra um complexo intermodal de transporte público.

Segundo o professor do IFS, Eugênio Albuquerque, a obra foi escolhida para a visita por ser de “grande complexidade, ter ganhado projeção nacional e ser um excelente exemplo para os estudantes, que estão impressionados com a magnitude do processo e tiveram uma oportunidade única de vivência e contato prático”.

“Aqui vocês estão vendo duas obras prontas, que são o Terminal de Ônibus e a Estação de Metrô de Águas Claras. Apenas o terminal possui 32 baias de operação, área reservada para usuários de táxi, carro de aplicativos e moto táxis, salas administrativas, salas técnicas operacionais, guaritas e equipamento de apoio aos motoristas, cinco totens com 10 tomadas para carregamento rápido e simultâneo de ônibus elétricos. Além de Wi-fi gratuito para os usuários”, disse Ana Claudia.

Os alunos também visitaram a Estação Águas Claras, que possui quase 8 mil m², cinco escadas rolantes e quatro elevadores. Monitoramento eletrônico realizado por 91 câmeras, sonorização composta por 160 caixas de som. Além de salas técnicas de sinalização, telecomunicação, e salas operacionais e administrativas. A Estação ainda possui Wi-fi de alta qualidade, que será oferecida gratuitamente para todos os usuários.

Terminal de Campinas

Seguindo a visita técnica, o grupo desembarcou nas obras do Terminal de Campinas, onde puderam ver as obras civis em andamento e conhecer o espaço que está em preparação com estrutura física para para atender 10 linhas de ônibus, sendo composto por 10 baias de estacionamento de ônibus, quatro vagas de espera, blocos de apoio para os motoristas, guaritas policiais, bloco administrativo, subestação e abrigo de resíduos.

“Eu estou realmente impressionado com tudo que estou vendo aqui. Além de estar surpreso com a estrutura e metodologia de integração entre os modais. Confesso que também não conhecia toda a complexidade que envolve uma obra de mobilidade. Estou saindo em estado de encantamento com a magnitude do processo”, revelou o estudante Fabrício Ferreira.

Já a professora Karinne Almeida, afirmou que a visita ” fez como que eles pudessem entender as dinâmicas de execução de uma grande obra. Estão vendo na prática tudo o que falamos em sala de aula, os discentes saem da caixinha e passam a enxergam possibilidades de trabalho”.

Fonte: Ascom/CTB