Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

Com o intuito de fortalecer a participação e a descentralização das ações pela Bahia, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) deu início, nesta segunda-feira (11), no município de Cachoeira, a uma série de reuniões nos territórios baianos. Agregando diversas frentes, representações estaduais, municipais e federal pela garantia de direitos e efetividade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a mobilização do colegiado vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), abordou temas sobre o controle social como espaço de participação democrática na construção da política pública e no processo de acompanhamento no Suas.

Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

“Nós não fazemos nada sozinhos e dialogar com os municípios para aprimorar as políticas de assistência social na Bahia é, sem dúvidas, fundamental para o processo de consolidação do Suas. Essa construção se faz através de troca de saberes com execução de iniciativas compartilhadas”, declarou a titular da Seades e presidenta do Ceas, Fabya Reis.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Com a presença de 43 municípios, as discussões incluíram a importância da escuta dos usuários, do monitoramento, acompanhamento e avaliação, assim como a participação popular na elaboração de política pública. “Não se constrói política pública sem ouvir o outro. Cabe ao conselho estadual promover reuniões descentralizadas para dar apoio técnico e garantir a interlocução entre os municípios e o Estado. Compartilhar aqui tudo o que conquistamos é muito importante, mas, também, pontuar sobre o que ainda precisa ser melhorado”, destacou o vice-presidente do Ceas-BA, Rodrigo Alves.

Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

A programação da reunião descentralizada ainda contou com oficinas temáticas sobre a estruturação, funcionamento e competências da Secretaria Executiva, o controle social e seu papel no acompanhamento da gestão orçamentaria e financeira da política de assistência social, além de certificações de entidades socioassistenciais.

“Nosso papel enquanto conselheiros é fiscalizar a execução da política da assistência social e deliberar juntamente com a sociedade civil organizada. Me sinto bem e feliz contribuindo com esta política. Grande emoção compartilhar este momento nesta terra acolhedora”, afirmou a presidenta do Ceas municipal, Adinail Aragão.

Também compuseram a mesa de abertura do evento o diretor de Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Suas, Edgilson Tavares, a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, a vice-prefeita, Cristina Soares, a secretária municipal de Assistência Social, Denise Alves, o membro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-BA), Adalton Ferreira e a professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Silvia Arantes.

Os debates do Ceas em Cachoeira terão continuidade nesta terça-feira (12). Os próximos municípios que sediarão os encontros ainda serão articulados entre os membros do colegiado.

Fonte: Ascom/Seades