Foto: Divulgação/Seagri

O Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab) se consolida como um importante elo para o desenvolvimento do agronegócio baiano. Em 2023, a instituição, que é vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), registrou incremento significativo nos atendimentos prestados ao setor agrícola, impulsionado por investimentos em infraestrutura, recursos humanos e apoio à pesquisa.

Durante o ano passado, o Cetab conduziu 17.328 análises laboratoriais, representando um incremento de 11% em relação aos anos anteriores (2021/2022). Essa expansão resultou em uma receita de R$ 508.205,00, refletindo um crescimento de 27% no mesmo intervalo de tempo. O aumento na demanda evidencia a confiança depositada pelo setor agropecuário na qualidade dos serviços oferecidos por esta instituição governamental.

Link Personalizado

O Cetab recebeu, nos últimos meses, aporte financeiro de R$ 10 milhões, resultado de convênio entre a Seagri e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O valor possibilitou a aquisição de equipamentos de última geração e alta sensibilidade. Também recebeu melhorias na estrutura física de todos os setores, bem como a ampliação do quadro de funcionários, resultado de investimentos do Governo do Estado.

Além de suas atividades laboratoriais, a instituição se destaca, também, na esfera da pesquisa e desenvolvimento. No ano passado, o Cetab liderou 28 projetos em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e diversas universidades baianas. Essas pesquisas abordaram uma gama de temas, desde o controle de pragas e doenças até o desenvolvimento de novas variedades de plantas e o manejo sustentável de recursos naturais.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Wallison Tum, destacou que os dados apresentados refletem os resultados do investimento do Governo Estadual. “Os indicadores deste relatório são expressivos e evidenciam claramente o impacto positivo do investimento do governo estadual em ciência e pesquisa para o setor produtivo da Bahia”, ressaltou.

Outra contribuição do Cetab é o investimento na formação de mão de obra qualificada para o setor agropecuário. No ano de 2023, a instituição contratou 20 técnicos com diferentes níveis de formação, desde nível médio até doutores em diferentes áreas para compor seu quadro. Também oferece programas de estágio e capacitação em nível médio e de graduação envolvendo estagiários e estudantes de iniciação científica e, em nível de pós-graduação, para estudantes de mestrado e de doutorado.

“Nosso compromisso vai além das operações tradicionais. Estamos dedicados a formar uma força de trabalho capacitada e preparada para enfrentar os desafios do setor agropecuário”, enfatizou o coordenador do Cetab, Paulo Mesquita.

Sobre o Cetab

Com uma área construída de 5.000 m², o Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia abriga oito laboratórios especializados, incluindo aqueles voltados para análise de alimentos, solos e água para fins de irrigação, fitopatologia, biologia molecular e controle de pragas. É reconhecido pela sua competência técnica e confiabilidade, destaca-se como um elo crucial para o avanço das diversas cadeias agropecuárias produtivas do estado, oferecendo serviços laboratoriais e pesquisas para atender às necessidades dos setores agrícolas.

Fundado em 2016 pelo Decreto nº 17.029, o Cetab tem se consolidado como um importante centro de referência, oferecendo serviços especializados e colaborando em projetos de pesquisa em parceria com diversas instituições. No campo da pesquisa científica, a instituição está envolvida em projetos colaborativos com instituições renomadas como a Embrapa e várias universidades baianas, incluindo Ufba, Senai Cimatec, Ufob, UFRB, Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.

Fonte: Ascom/Seagri