Estudantes do CEEP do Chocolate em Ilhéus produzem ovos de Páscoa para escolas
Foto: Daniel Thame/GOVBA

Estudantes do curso de Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, que atuam na fábrica-escola implantada pela Secretaria da Educação do Governo do Estado estão produzindo ovos de Páscoa e bombons de chocolate, destinados a alunos de escolas infantis em áreas carentes do município.

Em 2024, estão sendo produzidos cerca de cinco mil bombons e 2,5 mil ovos nas versões 45%, 56%, 61% e 70% cacau, que serão entregues na próxima semana nas escolas infantis Cantinho do Recreio e Nova Jerusalém, na zona norte de Ilhéus, além de uma escola indígena Tupinambá, em Olivença.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

A estudante Agatha Campos destaca que “estamos entregando um chocolate de qualidade produzido na escola, preparado desde a amêndoa até a barra e ficamos felizes em proporcionar esse momento especial às crianças. Para nós, o colégio oferece uma experiência única de mergulhar no universo do cacau e do chocolate”, disse.

A ideia é promover uma Páscoa com a magia do chocolate de origem do sul da Bahia e com sabor de solidariedade. “É gratificante participar desse curso, aprender uma profissão que tem um mercado promissor e ao mesmo tempo exercer a solidariedade, porque também valorizamos a cidadania no processo de aprendizagem”, afirma o estudante Ruaferson Soares Calazans.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

“Nessa ação, estamos reunindo muitas coisas boas: o aprendizado dos estudantes, a solidariedade com as pessoas mais vulneráveis e um produto que faz parte da identidade da região, além da celebração da Páscoa. É um exemplo das diferentes oportunidades que nossa rede de ensino oferece, para dentro e fora da comunidade escolar, e uma demonstração, na prática, do que é educação integral”, ressaltou a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

Capacitação

Investir na capacitação profissional tem permitido que estudantes recém formados sejam contratados pelas inúmeras fábricas de chocolates que estão consolidando o sul da Bahia como polo chocolateiro, com marcas premiadas no Brasil e no Exterior.

A estudante Sarah Arcanjo ressalta a satisfação com todo processo de aprendizagem. “Essa é uma ótima carreira para os jovens do sul da Bahia, neste momento em que o nosso cacau e o nosso chocolate estão sendo mostrados para todo Brasil, na novela Renascer”.

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia, os estudantes do CEEP Nelson Schaun tem acesso ao Curso Superior de Tecnologia (CST) em Produção de Cacau e Chocolate, dentro do Programa Itinerário Contínuo. Pela parceria, metade das vagas são destinadas ao CEEP, através do Sisu.

Repórter: Daniel Thame/GOVBA