Em Salvador, exposição do projeto Baleia Jubarte celebra o Dia Mundial da Água
Foto: Ascom/Inema

Comemorado nesta sexta-feira (22), o Dia Mundial da Água tem o intuito de conscientizar a sociedade em relação à preservação deste, que é um dos bens naturais mais preciosos para a existência de vida na Terra. Em Salvador, a Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos, em parceria com a Biblioteca Central do Estado da Bahia, realizaram a inauguração da exposição fotográfica “Baleias Urbanas Soteropolitanas”.

Organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, a mostra apresenta imagens das baleias durante sua passagem pelo litoral soteropolitano, período em que estes animais procuram águas quentes para o nascimento de seus filhotes. A mostra permanecerá aberta no vão do Foyer da Biblioteca, localizada no bairro dos Barris, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, até o dia 18 de abril.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Inema

“Todos os anos as baleias saem de lá da Antártida e elas terminam vindo para o nosso litoral brasileiro. Aqui elas procuram ter os seus filhotes e também se acasalar em águas quentes, limpas e tranquilas. O litoral brasileiro é um berçário para essas espécies.”, destaca a coordenadora da Biblioteca administrada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Nadia Cristina.

Ela também afirma que a população pode realizar ainda mais ações para economizar água e evitar a poluição dos mares, reforçando a importância dos oceanos para a manutenção e o equilíbrio do planeta pelo fato dos mares também atuarem no processo de absorção do dióxido de carbono (CO²) da atmosfera, o que ajuda a mitigar as mudanças climáticas e regular a temperatura do planeta.

Foto: Ascom/Inema

Além das fotografias, os visitantes terão a oportunidade de interagir com uma réplica em tamanho real da cauda de uma baleia jubarte, apelidada de “Feijão”, pelos pesquisadores, devido à marca característica que exibe.

Fonte: Ascom/Inema