Foto: Walter Firmo/Divulgação Ipac

Os museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac-BA), terão, na última semana de março, entre os dias 28 e 31, uma programação especial dedicada à arte e à cultura. Os eventos são gratuitos e prometem uma experiência enriquecedora aos visitantes.

Aulas de yoga e de circo no Museu de Arte Contemporânea (MAC_Bahia), ocupação do Teatro Vila Velha no Museu de Arte da Bahia (MAB), show de jazz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e exposições abertas no Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Udo Knoff e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA) estarão disponíveis ao público durante o feriado. Confira, abaixo, a programação de cada museu.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Fernando Barbosa/Divulgação Ipac

Museu de Arte Contemporânea da Bahia (@mac_bahia)

No MAC_BA, tem a última semana da ocupação Mas é Carnaval – Coletivo GIA na sala Multiuso do Museu e, no sábado de Aleluia (30), a diversão é garantida com o Perdão do Judas, programada para começar às 11h. Além disso, às 16h30 do sábado (30) e também no domingo (31), haverá visitas guiadas ao acervo da instituição.

No domingo (31), o dia inicia com uma revigorante aula de yoga, conduzida por Carla Dantas, no programa Amanhecer no MAC, às 8h. À tarde, às 16h, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma divertida aula de circo com a arteeducadora Gio. Um final de semana repleto de cultura e entretenimento.

Endereço: R. da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA, 40150-060

Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h, domingo e feriados, das 8h às 20h.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) (@bahiamam)

No Museu de Arte Moderna da Bahia, entram na última semana de exibição as exposições “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito” e a “Casa de Mulheres”. Serão realizadas no Casarão.

No sábado (31), é Dia de Jazz com sotaque baiano no MAM. Com mais uma edição do Jam no MAM, a galera da banda Geleia Solar promete agitar o Pátio Pôr do Sol, a partir das 17h, com muita música boa.

Os visitantes também poderão aproveitar a residência artística O Museu é a Rua na Casa do Museu Popular da Bahia, conferir a Coleção de Arte Lina Bo Bardi no Espaço Lina e a Linha do Tempo MAM na Livraria Caramurê.

Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio

Funcionamento: terça a Domingo, das 10h às 18h.

Museu de Arte da Bahia (MAB) (@museudeartedabahia)

No Museu de Arte da Bahia, sábado (30), o dia começa com a oficina a Voz Desejante, com Valeria Rocha, às 10h. No domingo (31), às 11h, o “Vila Ocupa o MAB” traz para o museu o projeto Pé de Feijão Mariar: Um Mar de Poesias, com Lapa e Natalyne Santos, uma experiência imperdível para a criançada. Além desses eventos, o museu está com as exposições “Rodin e seus amigos” e “A iconografia da Bahia” abertas para os visitantes durante todo o horário de funcionamento.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA, 40080-004

Funcionamento: terça a Domingo, das 10h às 18h.

Centro Cultural Solar Ferrão (@centroculturalsolarferrao)

No Centro Cultural Solar Ferrão, está em cartaz a exposição “Máscaras”, que exibe artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira.

Endereço: R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-240

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu Udo Knoff (@museuudoknoff)

No Udo Knoff, primeiro museu de azulejaria e cerâmica do Brasil, está em exibição a exposição intitulada Udo Colecionador, com um grande acervo de azulejos, pratos, jarros e telhas de origens variadas.

Endereço: R. Frei Vicente, 3 – Pelourinho, Salvador – BA, 40025-060

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.

Parque Histórico Castro Alves (@parquehistoricocastroalves)

Quem visitar o Parque Histórico Castro Alves terá a oportunidade de conhecer o Acervo PHCA, A Casa Sertaneja e a exposição Nossas Curvas não se Curvam, que realça o empoderamento e a luta da mulher plus size contra o preconceito

Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA, 44345-000

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

O Ipac é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Trabalha na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Fonte: Ascom/Ipac-BA