Corrida noturna, apoiada pelo Governo do Estado, marca o lançamento da nova iluminação do Centro Administrativo da Bahia
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realiza nova edição do evento Pensar a Bahia, no dia 20 de março, no auditório do Banco Central do Brasil (Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1ª Av., 160). A primeira edição de 2024 vai apresentar os resultados de estudos sobre os temas “Logística de transportes como fator de desenvolvimento regional” e “Economia de baixo carbono e o enfrentamento da pobreza”. Além disso, o evento apresentará o resultado final da segunda etapa de estudos para subsidiar o Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia.

O evento possibilitará a discussão entre gestores de diversas secretarias do Estado, grupos de pesquisas e instituições públicas e privadas. Para facilitar o acesso ao evento, a inscrição já pode ser feita no site da SEI, na página da plataforma SEIColab/Pensar a Bahia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

PROGRAMAÇÃO

Na parte da manhã, o evento traz a palestra do professor Paulo Resende, especialista em logística e infraestrutura da Fundação Dom Cabral, instituição referência no tema no Brasil. Em seguida, acontece uma rodada de discussão com a apresentação de resultados iniciais de estudos da SEI em duas áreas estratégicas, com propostas para médio e longo prazos: “Logística de Transportes como fator de desenvolvimento regional” e “Economia de Baixo Carbono e o enfrentamento da Pobreza”.

O primeiro tema se refere a um projeto integrado com capacidade de alterar o processo de desenvolvimento da Bahia, permitindo uma inflexão da fase de desindustrialização das últimas décadas, a partir de investimentos em ferrovia e organização espacial do hub logístico. O segundo tema tem a perspectiva de oferecer subsídios para a formulação de um plano ambiental para a Bahia, com uma abordagem transversal, que engloba várias ações e projetos de forma articulada e associados ao enfrentamento da pobreza. Ambos foram construídos por uma metodologia colaborativa e participativa que reúne gestores e especialistas do governo e de outras instâncias na plataforma SEIColab:https://estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br/.

Na parte da tarde, o evento apresentará os resultados dos estudos complementares ao Plano Estratégico Ferroviário da Bahia, trabalho contratado pela SEI em 2023 e realizado pela Fundação Dom Cabral, com foco na integração entre ferrovias e portos no estado e a formação de nós logísticos. Gestores públicos, especialistas, pesquisadores e tomadores de decisão em diversas áreas vão poder debater o Plano Estratégico Ferroviário, instrumento que propõe modernizar e expandir a malha ferroviária baiana e promover sua integração com o sistema ferroviário nacional.

O plano teve sua primeira etapa de estudos patrocinada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em 2022, também com a Fundação Dom Cabral. O trabalho contou com a colaboração de especialistas da SEI e da Seplan. A segunda etapa, que será apresentada neste evento, vai apontar possibilidades de articulação das ferrovias com os principais portos e o seu potencial de promover o desenvolvimento regional. As informações são estratégicas para orientar e estimular novos investimentos públicos e privados na Bahia.

Fonte: Ascom/SEI