Posse dos membros da Ciea fortalece a educação ambiental na Bahia
Fonte: Ascom/Setur-BA

A Coordenação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (Ciea-BA) empossou os novos membros titulares e suplentes para o biênio 2023-2025 em evento realizado nesta quinta-feira (21) em Salvador, reforçando o compromisso do estado da Bahia com a educação ambiental. Os membros representarão os diversos setores da sociedade, que compõem o órgão gestor da política estadual de educação ambiental.

Na ocasião, foram escolhidos os representantes da sociedade civil, junto aos representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, organizações não governamentais (ONGs) ou movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, coordenações dos territórios de identidade, redes, instituições de ensino, organização patronal, organização de trabalhadores e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Link Personalizado

Representando o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto, parabenizou os novos membros da Comissão e destacou que eles já contam com uma agenda de pautas estruturantes e ressaltou a importância do trabalho conjunto para fortalecer as políticas socioambientais do estado.

Fonte: Ascom/Setur-BA

“A Bahia está caminhando para implementar o Agente Jovem Ambiental,  programa que já acontece nos estados do Ceará, Maranhão e no Rio de Janeiro. Na ocasião, os jovens participantes receberão uma bolsa e desenvolverão atividades relacionadas à educação ambiental. Essas atividades serão realizadas em escolas, comunidades ou em parceria com prefeituras, ao longo de um ano. A expectativa é que pelo menos mil jovens na Bahia participem desse programa”, afirmou ele.

“Então, estamos elaborando esse programa e gostaríamos de contar com o apoio da Ciea para acompanhar e contribuir coletivamente com essa construção. Precisamos entender como executar estas atividades da melhor forma possível em seus territórios, nas escolas, prefeituras e comunidades. Para isso, é fundamental contar muito com vocês, pois o desafio é bastante significativo”, conclui Porto.

Kitty Tavares, diretora de Educação Ambiental da Sema, apontou ainda o diagnóstico de educação ambiental, como uma atividade importante para os novos membros da Ciea. “Esse trabalho envolverá mobilização e análise das iniciativas relacionadas à política de educação ambiental em prol do estado da Bahia, abrangendo todos os 27 territórios de identidade, para identificar como podemos transformar todo o processo de aprimoramento da educação ambiental no estado”, explicou a diretora.

A Ciea-BA é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, para coordenar as atividades de Educação Ambiental. A Comissão é presidida por um Colegiado de Coordenação formado pelas Secretarias Estaduais da Educação (SEC), Sema e uma representação da Sociedade Civil. Ao longo dos anos, vem desempenhando um papel fundamental na proposição de diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. Importante ressaltar que a comissão foi responsável pela elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental e do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Fonte: Ascom/Inema