Servidores do Inema recebem capacitação para identificação de estágios sucessionais
Foto: Ascom/Inema

Cerca de 15 servidores do Governo do Estado foram capacitados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Metropolitano de Pituaçu. Administrado ao longo de toda a semana, o curso técnico teve como objetivo a identificação de estágios sucessionais da Mata Atlântica. Dary Rigueiro, servidor responsável pelo curso, explica que foram realizadas aulas teóricas entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), para orientar os técnicos quanto à caracterização nos procedimentos de licenciamento, vistorias, plano de manejo, dentre outras atividades florestais.

De acordo com o especialista em meio ambiente e recursos hídricos da Coordenação de Fiscalização do Inema, Dary Ribeiro, o objetivo da aula prática no Parque é reconhecer algumas espécies características, algumas famílias típicas da Mata Atlântica bem como o estágio, uma vez que no caso de estágio médio, avançado, a lei não permite a supressão para desenvolver esse tipo de atividade. Somente mata em estágio inicial pode passar por supressão para realização de algum tipo de atividade agrossilvopastoril. “Então a identificação do estágio sucessional é crucial para saber se a gente tem a possibilidade de uso ou não. É um curso bem completo e hoje a ideia é aplicar um pouco disso, principalmente no contexto de floresta ombrófila que é a vegetação característica daqui do Parque de Pituaçu”, explica Dary.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Inema

A identificação do estágio é importante porque há uma necessidade de compensação caso haja supressão por conta de uma atividade de utilidade pública ou interesse social em uma área de mata avançada, ou intermediária. “É fundamental, tanto para o licenciamento quanto para a fiscalização, eu saber qual é o tipo de mato e qual é o estado sucessional, ela vai ser fundamental para eu conseguir avançar ou não no processo de licenciamento e do ponto de vista de fiscalização, ela vai enquadrar e variar os diferentes valores, por exemplo, ou punições administrativas que vão ser derivadas por uma supressão ilegal”, completa o especialista do Inema.

Dentre os temas abordados na capacitação, estão inclusos: identificação de sistemas ecológicos, conceitos e padrões de distribuição dos climas e biomas, formas e vidas vegetais, caracterização dos ecossistemas e refúgios vegetacionais. O histórico e efeitos da degradação ambiental, estágios sucessionais, ecologia de paisagens e a sucessão, identificação de plantas indicadoras de estágios sucessionais, resolução CONAMA, além de noções básicas de organografia e sistemática vegetal também são conteúdos da formação.

Foto: Ascom/Inema

Outras edições da capacitação técnica de identificação de estágios sucessionais da Mata Atlântica também foram realizadas nas Unidades Regionais (UR’s), para as diferentes coordenações da Diretoria de Sustentabilidade e de Fiscalização do Inema.

Fonte: Ascom/Inema