Atletas baianos se destacam em competições nacionais com apoio da Sudesb
Foto: Divulgação/FBSurf

Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo foram os palcos onde os atletas baianos foram buscar suas conquistas no último fim de semana, com o apoio de passagens aéreas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). As modalidades do judô, surf, tênis de mesa, muay thai e calistenia tiveram resultados importantes e de destaque nacional.

A delegação baiana de judô trouxe grandes resultados no Campeonato Brasileiro de Judô Região III, que foi disputado, neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Dos 115 judocas da capital e do interior, a Bahia ficou em terceiro lugar no ranking geral com 13 medalhas de ouro, sete de prata e 27 de bronze, como a melhor marca na atividade regional, segundo a Federação Baiana de Judô (Febaju).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Divulgação/FMTT

O judoca Arthur Viana foi campeão masculino na categoria meio-pesado (-90kg), na classe sub-18. Já a atleta Maria Helena Henriques conquistou o terceiro lugar na categoria meio-pesado (-70kg), classe sub-18. Ambos os atletas viajaram para competição com apoio da Sudesb através de passagens aéreas.

Surf

Os atletas baianos do surf também se destacaram no Circuito Brasileiro Master, que aconteceu no município de Navegantes, em Santa Catarina, entre os dias 4, última quinta-feira, e 7 de abril, último domingo. Wallace Sampaio, que conquistou o vice-campeonato na categoria Grand Master, é forte candidato ao título nacional.

Na categoria Grand Kahuna, quem ficou com a terceira posição foi o surfista baiano Marcelo Alves. Outros atletas da Federação Baiana de Surf (FBSurf) também conseguiram posições de destaque mesmo fora dos pódios, segundo o presidente da FBSurf, Marcelo Barros.

Tênis de Mesa

O tenista da Bahia, Iuki Cauan, viajou rumo a Recife para a segunda edição do TMB Challenge Plus e trouxe de volta o prêmio de campeão sub-21. O atleta também ficou em terceiro lugar no Rating C e no Absoluto A, principal categoria do evento e que é considerada uma das mais fortes do país.

Arquivo pessoal/Iuki Alves

Calistenia

O atleta baiano de calistenia – esporte em que se usa o peso do próprio corpo para realizar exercícios físicos – Ronielson Oliveira, ficou com o primeiro lugar do Free Style intermediário no Classic South America/Calistenia Games, que aconteceu em São Paulo, neste fim de semana. Na mesma competição, o também baiano Luan dos Santos ficou em 3º na modalidade estático. Eles, mais Wallace Santos, viajaram com o apoio da Sudesb para a competição que garante importantes pontos nos rankings da modalidade.

Calistenia – Foto: Divulgação

Muay thai

A delegação baiana, composta por 15 atletas, foi a campeã geral do Sul-Americano e Brasil Open de Muay thai no último domingo (7), na Expo Center Norte, em São Paulo, durante a 10ª edição do Arnold Esportes, uma das maiores feiras fitness e de esportes de luta da América Latina. Ao todo, foram seis medalhas de ouro e três de prata no evento organizado pela Confederação Brasileira de Muay thai Tradicional (CBMTT).

Da delegação, os atletas Caio Souza e Caique Matos fazem parte da equipe de treinamento do projeto Núcleos de Esportes de Luta e Combate, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma. Os treinadores da equipe, Hilton Matos e Júnior Matos, também fazem parte do corpo técnico do projeto. Além deles, toda a equipe faz treinos regulares no equipamento da Sudesb por meio da parceria com a Federação Baiana de Muay thai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT).

Fonte: Ascom/Sudesb