Foto: Ascom/Seagri

O Centro de Convenções de Salvador foi palco do I Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura, evento que reuniu, na sexta-feira (5), mais de 1.200 participantes, incluindo representantes da Marinha, do INSS, do Banco do Nordeste, além de gestores públicos de todas as esferas. O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, esteve presente, representando o governador Jerônimo Rodrigues no evento.

Promovido pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia (Fepesba), o encontro teve como objetivo fomentar o desenvolvimento técnico e social dos profissionais do setor, com foco em práticas sustentáveis e alinhamento com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Durante o evento, foram apresentadas técnicas de piscicultura, processos para manutenção das carteiras dos pescadores, treinamento em segurança na navegação e orientações sobre o novo sistema de Cadastramento e Recadastramento do PesqBrasil.

Foto: Ascom/Seagri

Em seu discurso, o secretário Wallison Tum destacou que “este encontro é um marco para o setor pesqueiro da Bahia e do Brasil. Com mais de 116 mil profissionais cadastrados em nosso estado, temos a responsabilidade de liderar pelo exemplo, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo. Agradeço a Fepesba pela organização deste evento e reafirmo o compromisso do governo estadual em apoiar iniciativas que fortaleçam nossa comunidade pesqueira.”

O encontro também serviu para evidenciar a importância do setor para a economia local e nacional, com a Bahia sendo o terceiro estado com o maior número de pescadores profissionais do país. Participaram do evento, também, o deputado federal Raimundo Costa, o presidente da Fepesba, Aureliano José dos Santos, o capitão de Mar e Guerra, Marcos Beal – Chefe do Estado Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, o superintendente federal da Pesca e Aquicultura, Rainan Costa, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o diretor-presidente da Companhia de Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, a representante da Superintendência do Banco do Nordeste na Bahia, Marilda Galindo e o representante do INSS/Bahia, Gabriel Cerqueira.

Fonte: Ascom/Seagri