Foto: Wel Santiago/Seagri

A manhã da última quinta-feira (11) foi marcada por um importante evento no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à ExpoBahia. Com o tema “Diálogo permanente pelo sucesso da agropecuária baiana”, a Reunião das Câmaras Setoriais Produtivas da Bahia reuniu mais de 90 pessoas, representando 22 Câmaras Setoriais, além de instituições como a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Bahia Pesca, produtores, representantes de associações e especialistas.

Representantes de 10 câmaras participaram do evento, que foi elogiado por diversas personalidades do setor, destacando a iniciativa da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). Rafael da Silva Mota, presidente da câmara setorial do Sisal, expressou: “A reunião das Câmaras Setoriais é uma oportunidade ímpar para discutirmos os problemas que afetam o nosso setor e buscarmos soluções conjuntas com o Governo do Estado. A Seagri está de parabéns por esta iniciativa, que demonstra o compromisso do Governo com o desenvolvimento do agronegócio baiano.”

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Secretário Estadual da Agricultura, Walisson Torres, enfatizou a importância do evento: “Este evento é um marco para o desenvolvimento do agronegócio baiano. A reunião das Câmaras Setoriais demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o diálogo com as cadeias produtivas, buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos e reativar setores estratégicos para a economia baiana.”

A sinergia entre o Governo e os diversos setores produtivos foi um dos pontos altos da reunião, onde representantes de diferentes Câmaras Setoriais destacaram a importância do evento para o desenvolvimento de seus setores e a oportunidade de estreitar laços com as entidades governamentais.

Wilson Andrade, Presidente da Câmara Setorial de Fibras Naturais do MAPA, reforçou o compromisso da entidade com o progresso do agronegócio baiano, ressaltando a importância que o Governo do Estado dá ao setor. Também participaram representantes das câmaras do charuto, do café, leite, da avicultura, do cacau, dos citros, da mandiocultura e do guaraná.

Além de reafirmar o compromisso do Governo do Estado com o diálogo permanente com a cadeia produtiva e a reativação de setores estratégicos para a economia baiana, o evento destacou a importância de fortalecer as políticas públicas de apoio à agricultura e investir em infraestrutura e qualificação profissional dos setores produtivos.

Temas como sustentabilidade, inovação e competitividade foram amplamente debatidos, ressaltando a necessidade de buscar novas tecnologias, fortalecer as cadeias e investir em educação e qualificação profissional.

Ao encerrar a reunião, o Secretário Estadual da Agricultura, Walisson Torres, agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da união do setor para o desenvolvimento do agronegócio baiano. Ele afirmou: “Agradeço a todos que participaram da Reunião das Câmaras Setoriais Produtivas da Bahia. Este evento foi um marco para o desenvolvimento do agronegócio baiano e demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o diálogo com a cadeia produtiva e buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos. A união do setor é fundamental para que possamos alcançar os nossos objetivos e construir um futuro promissor para o agronegócio baiano.”

Fonte: Ascom/Seagri