Representantes do Ministério dos Esportes de Cuba visitaram quinta-feira (9) a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) para iniciar o diálogo com o governo, visando à realização de um intercâmbio esportivo entre Bahia e Cuba. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, receberam a comitiva cubana.

“Ficamos muito felizes em receber esta comitiva e por iniciar o diálogo. Principalmente por toda a tradição esportiva de Cuba. E temos certeza de que será muito importante a promoção dessa cooperação técnica”, disse Vasconcelos.

“Apresentamos a ideia de um intercâmbio com o objetivo de cooperação e apoio para desenvolver o esporte na Bahia, por meio da troca de experiências para capacitação de pessoal. É um diálogo inicial para identificar as áreas de interesse. O secretário Nilton, por exemplo, nos apontou três modalidades como eixos iniciais: boxe, judô e atletismo”, afirmou Ileana Alfonso, especialista de Relações Internacionais do Ministério dos Esportes de Cuba.

O caso do boxe é emblemático com relação ao caráter positivo desse possível intercâmbio. Cuba é um dos países mais fortes no boxe olímpico, e a Bahia é também um dos estados com mais força no cenário do boxe brasileiro. A seleção brasileira, por exemplo, é formada, em sua maioria, por atletas baianos. Um deles, Éverton Lopes, conquistou o título mundial em 2011.

Para viabilizar o acordo entre Cuba e Bahia, o Estado buscará apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Recentemente, a ABC viabilizou um bem-sucedido acordo de cooperação técnica entre a Bahia e a República Dominicana para transferência da tecnologia do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) para o país caribenho.

Uma equipe de técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) já esteve na República Dominicana, explicando a metodologia do SineBahia e passando a experiência para representantes do governo. Também um grupo de técnicos do trabalho dominicano esteve na Bahia para observar de perto o funcionamento do serviço.