Foto: Matheus Landim/GOVBA

Uma ação de resgate da área verde do Estádio de Pituaçu, em Salvador, foi realizada por alunas de futebol do projeto social Esporte na Cidade, apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), na tarde desta segunda-feira (15). Em atenção ao Dia Nacional da Conservação do Solo, as jogadoras plantaram cem mudas de árvores frutíferas em uma área de 3.200 m².

De acordo com o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Wilton Brandão, a iniciativa conseguiu unir o aspecto ambiental e social. “Temos um projeto em que acolhemos meninas carentes de 7 a 17 anos para a prática de futebol. Perdemos um pouco da Mata Atlântica na época da construção do estádio e, agora, vamos recompor a área com esse plantio”, afirmou.

Link Personalizado

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Para a atacante Clara Vitória, de 16 anos, o compromisso com o meio ambiente é um dos aprendizados do projeto social. “Sempre temos boas experiências aqui, e essa da plantação foi muito importante porque envolve a natureza. É ela que nos ajuda em todos os aspectos, como a respirar, a se alimentar”, comentou.

A lateral direita Louise Maciel, de 7 anos, também estava bastante animada para plantar a sua primeira muda de mangueira: “nunca fiz isso na vida. Aproveito para mandar um recado para outras crianças: cuidem das plantas sempre, para que elas fiquem vivas”.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

No equipamento, foram plantadas árvores nativas de espécies como goiabeira, mangueira, limoeira e laranjeira, e, também, flores, a exemplo do ipê, jitaí amarelo e bougainville. A expectativa é de que, em dois anos, essa área do estádio esteja bem verde e as mudas sejam distribuídas para as escolas públicas da capital para novos plantios.

“Nós recuperamos essa área, até então, degradada. Outro aspecto importante foi a conservação do solo. Com isso, todos nós ganhamos. Ganhamos uma diminuição de temperatura, ganhamos aproximação dos pássaros, e, além de tudo isso, a colheita dos frutos”, destacou o engenheiro agrônomo da Sudesb Fernando Carvalho.

Projeto Esporte na Cidade

O projeto Esporte na Cidade é uma iniciativa da instituição De Peito Aberto, com patrocínio da White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Sudesb. Acontece, em Salvador, desde 2019. Em 2021, foi vencedor do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, na categoria Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com aulas gratuitas de iniciação de futebol exclusivamente feminino, a atividade acontece no Estádio de Pituaçu às segundas e quartas-feiras. Um dos critérios de participação é estar matriculada e frequentando a rede escolar de ensino.

Ainda há dez vagas disponíveis. O público interessado deve se dirigir ao estádio nos dias das aulas, entre 9h e 10h ou de 14h às 17h.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA