Dois alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (Cetep da RMS), localizado em Camaçari, apresentam, em Porto Alegre, durante o 13º Fórum Internacional de Software Livre (FISL13), uma maquete com sistema eólico capaz de gerar energia com a força do vento, destinado ao abastecimento residencial. O evento acontece no Centro de Eventos da PUC do Rio Grande do Sul até o próximo sábado (28).

O projeto desenvolvido pelos estudantes do curso técnico de nível médio em eletroeletrônica, Marcelo Soares, 25, e Uelber Mesquita, 23, trata de uma tecnologia social, sustentável e de baixo custo, que beneficia a comunidade. Eles foram orientados por professores da unidade.

“É uma energia renovável, sustentável e que não degrada o meio ambiente”, disse Marcelo, demonstrando como na Educação Profissional da Bahia este tipo de experiência reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Para Uelber Mesquita, representar o Cetep em um evento desta magnitude “é muito gratificante, motivador e incentivador. Quando eu contar essa experiência, vou estimular mais jovens a estudarem”. Os estudantes acreditam que esta é a fonte de energia do futuro.

A experiência

O professor e articulador técnico do Cetep da RMS, José Carlos Calmon, explica que o projeto eólico é uma maquete retangular, com base de madeira e uma miniatura de um prédio com apartamentos sendo iluminados pela geração de energia eólica. De acordo com o docente, esta é também uma oportunidade de mostrar que os estudantes da rede estadual de Educação Profissional estão bem preparados. “Um projeto deste porte evidencia que a educação é de qualidade e que o estudante realmente aprende”.

A diretora do Cetep, Nancy Bulcão, afirma que a participação no FISL13 é uma experiência muito enriquecedora para os estudantes e um reconhecimento do “nosso esforço e trabalho. Esperamos que, desta forma, possamos contribuir, cada vez mais, para uma educação de qualidade”.

O convite para expor no 13º Fórum Internacional de Software Livre surgiu devido à participação do Cetep no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu em maio deste ano, em Florianópolis. Na ocasião, Marcelo apresentou a maquete no estande da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Representantes da Fundação de Software Livre (FSL) se interessaram e fizeram o convite para que a maquete também fosse exposta em Porto Alegre.