A Avenida Pinto de Aguiar, no bairro de Pituaçu, em Salvador, será duplicada e passará a contar com seis faixas de rolamento de tráfego, três por sentido, além de ganhar, também, ciclovia e passeios nos seus 3,5 quilômetros de extensão. Com pista dupla, a Pinto de Aguiar, que interliga as avenidas Luiz Viana (Paralela) e Octávio Mangabeira, terá papel fundamental como uma das vias alimentadoras do Sistema Metroviário (Linha 2), previsto para a Paralela.

Representando um investimento de R$ 70 milhões, incluindo neste montante os recursos destinados a desapropriações, as obras da Pinto de Aguiar serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e encontram-se em fase de licitação com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do Pro-Investe. O prazo de execução está fixado em 12 meses.

Pelo projeto já delineado, a Pinto de Aguiar será integrada à Paralela, formando uma via alimentadora que poderá fazer parte de um verdadeiro corredor de transporte de alta capacidade até a Estação Pirajá, passando pela Avenida Gal Costa.

Futuramente, o corredor de transporte previsto poderá vir a ser operado pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit), capaz de atender à expansão da cidade e RMS e, consequentemente, ao aumento do universo de usuários.