Um dos bairros mais populosos da cidade, com cerca de 350 mil habitantes, Cajazeiras foi o palco da abertura oficial do Carnaval hoje à noite. O comando da cidade durante a folia está agora por conta do Rei Momo, o carnavalesco Clarindo Silva. Ultimamente, ele foi centro de uma polêmica por substituir, com apenas 58 quilos, seus antecessores que chegavam a pesar mais de 100.

“Sou magro sim, mas tenho uma tonelada de alegria dentro de mim e é esta alegria que quero distribuir no carnaval da Bahia que tanto amo”, disse o Rei Momo.

Ele recebeu as chaves da cidade das mãos do governador Jaques Wagner e do prefeito João Henrique Carneiro.
“Confesso que já estava acostumado a ver o Rei Momo gordinho, mas acho interessante a polêmica com a escolha de uma figura tão importante para a cultura da Bahia como Clarindo Silva, disse Wagner.

“Quem sabe poderemos futuramente alternar entre reis magros e gordos que tenham o mais importante: a alegria e o comprometimento para transmitir no Carnaval”, destacou.

Wagner aprovou a decisão da Prefeitura pela escolha do bairro de Cajazeiras para abrir o Carnaval. “É a maior festa popular do mundo, cuja alegria precisa contagiar toda a cidade”, afirmou o governador. Ele destacou o impacto econômico causado pela geração de renda nos bairros durante a folia.

O prefeito João Henrique lembrou que a escolha de Clarindo Silva atende aos critérios estabelecidos pela Federação das Entidades Carnavalescas da Bahia. “Nunca vi um Carnaval sem polêmica, e ela chega de forma salutar”.

Além do polêmico Rei Momo, a rainha, a musa e as princesas do Carnaval participaram da festa. Os foliões de Cajazeiras aproveitaram a folia do primeiro dia do carnaval para dançar ao som da banda Motumbá. De Cajazeiras, Wagner seguiu para o Campo Grande onde assistiu ao desfile de blocos de samba.